Cultura & Lazer Titulo
Mawaca patchwork
Natane Tamasauskas
Especial para o Diário
06/12/2006 | 21:11
Compartilhar notícia


Cores, danças, ritmos e mulheres. Mulheres que elegem a busca de raízes como missão de vida. Parece que a mistura deu certo. Tão certo que o grupo Mawaca completa este ano dez anos de estrada. E em comemoração à trajetória lançam o DVD Pra Todo Canto (Azul Music, R$ 33 em média).

Dirigido por Magda Pucci e formado por Angélica Leutwiller, Cristina Guiçá, Cris Miguel, Susie Mathias, Sandra Oak e Zuzu Abu, o conjunto pesquisa, experimenta e leva ao palco sons tradicionais de todo o mundo.

O show gravado em outubro de 2005, no teatro do Sesc Pompéia, em São Paulo, foi convertido em CD e agora sai em DVD. Reúne 19 canções do repertório do grupo e três extras, um canto tradicional de Rondônia e duas cantigas japonesas. “Acrescentamos algumas músicas que gravamos ao longo de toda carreira e que achávamos importante fazer parte da gravação. Mas a base do DVD é o álbum Pra Todo Canto”, conta Magda. Este é o quarto CD gravado pelo Mawaca.

Entre as faixas escolhidas para compor o DVD estão cantigas orientais, cantos indígenas, cirandas tradicionais brasileiras, temas portugueses, indianos, israelenses, turcos, gregos e espanhóis. Histórias, lendas e lembranças de lugares tão diversos que ganham vida nas vozes das sete cantoras e nos instrumentos de Gabriel Levy (acordeom), Ramiro Marques (saxofones), Cíntia Zanco (violino), Ana Elisa Colomar (flauta e cello), Paulo Bira (baixo), Valéria Zeidan e Armando Tibério (percussões) que completam a banda.

Um videoclipe da canção Roxinha da Sanabria (canto tradicional espanhol), dirigido por Tatiana Lohman em 2001, e um documentário completam o pacote.

As imagens deste registro documental dirigido por Kátia Klock – e que é o ponto alto do DVD – foram reunidas pelas integrantes do grupo. “Recolhemos vídeos caseiros e de programas que já haviam convidado o Mawaca ao longo desses anos e fizemos uma seleção do que gostaríamos de mostrar da nossa história”, explica Magda.

O resultado, batizado de Mawaca – Cantos do Mundo, é um curioso conjunto de cenas raras, entrevistas, depoimentos e apresentações que mostram as fases que o grupo viveu. São imagens que retratam a evolução das cantoras, as opções cênicas dos shows e as músicas que marcaram a lembrança de quem acompanhou os músicos nos últimos 10 anos.

Brasilidades – Integrante do Mawaca há oito anos, Susie Mathias, antes mesmo de pertencer ao grupo, já embarcava na idéia das pesquisas musicais. Fruto de mais de 14 anos de vivências culturais em regiões remotas do Brasil, Susie lançou este ano o CD Canção das Moças (Paulus, R$ 24 em média).

Nas 13 faixas que compõem o álbum, a cantora viaja entre ritmos essencialmente nacionais como carimbó, maxixe, coco, samba-de-roda, chorinho, milonga e arrasta-pé, entre outros.

A idéia nasceu no estado do Pará. “Minha pesquisa estava toda direcionada para o Pará. Depois descobri o lundu, originalmente africano e pai de todos os ritmos do nosso país, e vi que ele estava também no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em todos os lugares”, conta Susie.

Depois de selecionar sons que representavam as raízes brasileiras, a pesquisadora e seu parceiro, Oswhaldo Rosa, criaram letras inspiradas nas crenças e na rotina do povo que tiveram contato.

Susie explica que conviveu com as pessoas que encontrou durante as incursões pelo país. “Depois de ouvir todas aquelas histórias, percebi que tínhamos cotidianos parecidos, falávamos uma mesma linguagem”.

(Supervisão de Alessandro Soares)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;