Cultura & Lazer Titulo
Teatro e remédio para auto-estima
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
27/11/2002 | 20:17
Compartilhar notícia


Com a presença do teatrólogo Augusto Boal, começa nesta quinta a Maratona de Teatro do Oprimido de Santo André. Sete peças montadas de acordo com a gramática do TO (Teatro do Oprimido) estão na programação desta quinta do evento, que se estende até sexta, às 18h, com a oficina de iniciação às técnicas do TO. Criador do TO, Boal fará palestra nesta quinta, às 16h. Todas as atividades estão marcadas para o Teatro Municipal (Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789) e têm entrada franca.

Organizada pela Coordenadoria do Programa Teatro do Oprimido, órgão da Secretaria de Participação e Cidadania, a maratona tem cinco metas. “Capacitar funcionários da Prefeitura para usar em seu dia-a-dia as técnicas do TO, sedimentar os grupos existentes, fazer com que eles se conheçam melhor e troquem experiências a fim de enriquecer seus trabalhos, colocá-los em contato com o mestre Boal e dar visibilidade ao projeto são os objetivos”, diz o coordenador do Programa Teatro do Oprimido, Armindo Pinto.

“O TO leva à reflexão, trabalha a transformação da pessoa. É gostoso fazer teatro, aparecer no palco, receber aplausos. O teatro é lúdico, mágico. O TO faz com que as pessoas percebam preconceitos e favorece a auto-estima”, afirma Pinto.

A programação começa às 10h. As peças: A Montanha de Lixo e a Pedra da Sobrevivência, com o Grupo Sonhando e Realizando; Nos Bailes da Vida, com o Grupo Nunca É Tarde; Agente Também É Gente, com agentes comunitários de saúde de Capuava; Vivendo no Brasil, com a Cia. Só Depende de Nós; Cotidiano e Aids, com o Grupo Um Passo a Mais; Vencer Livre, com o Grupo Kizomba; e Democráticos 5 Segundos, com o Grupo Ondas da Rua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;