Setecidades Titulo
Pronto-Socorro do Taboão será transferido para UPA
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
24/02/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


A possível manutenção do Pronto-Socorro do bairro Taboão, em São Bernardo, foi rebatida ontem pelo secretário de Saúde, Arthur Chioro. Ainda que a população da região espere novas alternativas para manter o PS funcionando no endereço, a transferência dos atendimentos para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Paulicéia foi dada como certa pela Pasta. Ontem, moradores descontentes com a decisão fizeram mais uma manifestação próximo ao PS. Eles alegam que a nova UPA fica distante do bairro (cerca de quatro quilômetros) e pedem a reforma no prédio. O posto de Saúde deve continuar em atividade até agosto, quando a UPA for inaugurada.

Uma reunião marcada para hoje com a comunidade deverá esclarecer os planos da Prefeitura para a área da Saúde do bairro. O encontro será às 18h30, no Centro Cultural Taboão. Efigênia Germano, uma das pacientes que usufruem dos serviços do PS, manifestou esperança de que algo mude durante a discussão. "Nossa expectativa é que ele mude de ideia e pense um pouco no povo do bairro. Vai ficar muito difícil sem o pronto-socorro", reclamou.

No entanto, Chioro garantiu que providências junto à Secretaria de Transportes já estão sendo tomadas para facilitar o acesso dos moradores à nova UPA. "Estamos mudando o itinerário da Linha 38 (Circular Taboão/Terra Nova II) para garantir o acesso qualificado ao local. Acho natural a reivindicação dos moradores, mas não seríamos doidos de fazer mudanças que vão piorar a situação. Pretendemos melhorar a qualidade do serviço. Os moradores alegam que o PS é perto. Até compreendo, acho legítimo o argumento, mas não se sustenta. Seria impossível mantê-lo junto com a UPA", explicou.

Em relação ao transporte dos pacientes para outros hospitais, Chioro reafirmou que será instalada base 24 horas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no local, que deve aliviar o atendimento com uma equipe do Programa Saúde da Família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;