Setecidades Titulo
Estudantes da Fundação protestam contra aumento
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
22/10/2002 | 21:12
Compartilhar notícia


Cerca de 500 alunos da Fundação Santo André, no bairro Príncipe de Gales, em Santo André, fizeram uma manifestação na manhã desta terça na frente da sede da reitoria, contra o aumento das mensalidades, previsto para o próximo ano. O que irritou os estudantes foi a ausência do reitor Odair Bermelho, que demorou para atender os alunos. Ele recebeu a reivindicação dos alunos e disse que estudaria as solicitações.

Houve um princípio de tumulto, por volta das 9h30, quando a Polícia Militar foi chamada pela reitoria da Fundação. Não houve confronto. Minutos depois, o vereador Ricardo Alvarez e a professora Sonia Kruppa conversaram com o pró-reitor, Alcides Melilo Galante, e ficou decidida a saída dos policiais.

Alguns alunos e professores ficaram na porta da Casa Amarela, prédio da reitoria, impedindo a entrada e saída das pessoas. Outro grupo acampou no local. Por volta das 10h, um grupo de alunos cercou um segurança da instituição e houve troca de agressões, mas a confusão foi rapidamente controlada e os manifestantes liberaram a reitoria.

Durante a noite, os alunos retomaram o protesto e cerca de 200 manifestantes cercaram novamente a reitoria. Seguranças da faculdade impediram que entrassem, e sete alunos subiram na varanda do andar superior como forma simbólica de domínio do prédio ao hastear uma bandeira do CA (Centro Acadêmico). Pelo menos seis barracas foram armadas e alguns alunos disseram que passariam a noite no local.

A reunião desta terça seria o 12º encontro entre a administração e os conselhos Universitário e Diretor. “O staff da Fundação esteve na Câmara dos Vereadores e apresentou uma nova proposta de aumento, de 12,5%, para todos os alunos”, disse Alvarez. Os alunos serão ouvidos nesta quinta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;