Economia Titulo
Ritmo de investimentos suporta planos de expansão nacional
17/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ritmo dos investimentos em infraestrutura e construção devem suportar a expansão da economia brasileira nos próximos anos. Boa parte dos recursos será aplicada nas áreas de petróleo e gás natural, habitação, energia elétrica e logística.

"A indústria, de maneira geral, teve a perspectiva de investimento diminuída e os setores exportadores tiveram a perspectiva mais reduzida ainda. No curto prazo, volume importante de investimento deve acontecer em infraestrutura, além da construção e do agronegócio", afirmou o chefe de gabinete da presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Marcos Veríssimo.

Os projetos mapeados pelo BNDES para o período sinalizam que o segmento de óleo e gás deve responder por um terço (pouco mais de R$ 200 bilhões) dos investimentos até 2012. A área de energia elétrica deve receber cerca de R$ 60 bilhões.

O executivo afirmou que o objetivo do BNDES é apoiar a expansão dos investimentos em infraestrutura, mas contribuindo para que isso seja um catalisador para a expansão da indústria nacional de fornecedores. "O banco está especialmente preocupado em tornar estes investimentos em infraestrutura em um motor de desenvolvimento para a indústria nacional", reforçou Veríssimo, citando como exemplo a cadeia produtiva de fornecedores para o setor de petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;