Esportes Titulo Briga boa
Duelo criatura x criador
agita Estádio 1º de Maio

Santo André recebe São Carlos, do treinador Rotta, a
partir das 15h, pela Série A-2 do Campeonato Paulista

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
25/02/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O Santo André viverá hoje, a partir das 15h, em São Bernardo, um reencontro incomum. Quando a bola rolar no Estádio 1º de Maio na partida contra o São Carlos, o time do Grande ABC não tentará apenas voltar a vencer no Campeonato Paulista da Série A-2 como também surpreender o ex-técnico Rotta, demitido na semana passada após seis meses no clube como técnico e responsável pela montagem da equipe.

O novo comandante Ruy Scarpino buscou alternativas no treinamento de ontem pela manhã, no Bruno Daniel. Testou inclusive o esquema tático 3-5-2, o qual não foi confirmado para o confronto. Mesmo assim, independentemente de como for a campo, o comandante indica que o Ramalhão tem vantagem sobre Rotta.

"Treinador sempre tem noção das características e qualidades dos atletas, mas existe o lado individual de cada jogador, de reação ao momento. Há vantagem dele em conhecer o grupo, mas acredito que o que vai prevalecer é a superação do lado de cá, de quem entrar em campo", afirmou Scarpino.

O lateral-esquerdo Arthur, que trabalhou com Rotta na base e no profissional do clube, compactua o raciocínio do atual treinador. "Sempre é possível surpreender no futebol. Apesar de ele nos conhecer bem, é o algo a mais que vai decidir. Temos que ser diferentes de quando ele (Rotta) estava aqui, porque se não ficamos previsíveis", explicou.

O treinador não poderá contar com Marcelo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, Fábio Baiano e Fábio Santos voltam de suspensão e devem aparecer no time titular.

Outro que pode ressurgir após seis rodadas no departamento médico é o meia Djalma, mas com ressalva. No treino de ontem, o jogador deixou o campo após longa conversa com médico, fisioterapeuta e o próprio Scarpino. "Posso contar com ele para uma parte do jogo. Vai nos ajudar, tem muita habilidade e faz a diferença", exaltou o treinador.

O time vem de quatro jogos sem vencer (três derrotas e um empate), condição que o tirou do G-8. Assim, a partida de hoje é vista como fundamental nos planos da classificação. "Ainda temos pouco mais de um mês de campeonato. É momento de entrega e sacrifício", concluiu Scarpino.

 

Scarpino sugere mudança tática

O que o técnico Sandro Gaúcho fazia no Santo André até as duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série C do ano passado, Ruy Scarpino ensaiou reimplantar no time a partir do jogo de hoje, contra o São Carlos, pela décima rodada do Paulista da Série A-2.

A formação tática com três zagueiros pode ser utilizada pelo Ramalhão com a finalidade de mudar a forma do time jogar, afinal nas cinco últimas rodadas teve exibições abaixo do esperado. Mas não está descartada a manutenção do 4-4-2.

Scarpino fez mistério, preferiu não adiantar nada, mas falou sobre a vantagem do 3-5-2. "Fechamos o espaço entre os setores e fortalecemos atrás", resumiu. Já os jogadores, durante a entrevista após o treino de ontem, foram orientados a não falar sobre o esquema tático, mas os laterais Lucas Mendes (direito) e Arthur (esquerdo) disseram que caso haja alteração na forma de jogar, estão preparados.

"Minha característica é mais defensiva, mas joguei dois, três anos no 3-5-2, então tenho experiência nesse esquema", destacou Mendes, recuperado do ‘susto' na panturrilha direita que o tirou prematuramente da partida contra o Red Bull. "Não foi nada. Mas como já tive lesão no local, pedi para sair para não piorar. Estou ótimo, preparado."

Arthur, por sua vez, se mostrou indiferente à função tática determinada pelo treinador. "Não importa em qual lugar vai me colocar, vou me cobrar do mesmo jeito e fazer meu máximo", comentou.

Além da possibilidade de novo esquema tático, outro assunto citado após o treino de ontem foi a necessidade urgente de o time se reencontrar em campo, afinal a queda de rendimento nas últimas cinco rodadas foi brusca. "A equipe não está tão entrosada porque os mesmos jogadores não estão jogando", justificou Lucas Mendes. "Temos de nos impor", emendou o treinador.

 

REENCONTRO

O jogo de hoje não será apenas o reencontro de Rotta com o Santo André, mas também o de Ruy Scarpino com o 1º de Maio, estádio que foi sua casa entre 2010 e 2011 enquanto técnico do São Bernardo.

É campo bom, o gramado facilita o toque de bola e dá condições para o time jogar. Já é prévia para o jogo de quarta", disse o treinador, referindo-se ao clássico contra o São Bernardo, no mesmo local.

 

Técnico pede que postura do time seja mantida

Na reestreia no comando do Santo André, Ruy Scarpino viu da beira do campo o empate sem gols contra o Red Bull. Gritou, gesticulou, mas gostou da exibição da equipe, principalmente do comportamento dos jogadores. "O que tenho falado para eles é que o que vi no jogo, aquela vontade e disposição, são fundamentais em qualquer que seja o esquema tático", afirmou o treinador.

Desta forma, ele recomenda que a equipe mantenha a postura no duelo de hoje. "Que façam igual e mais um pouco, se realmente almejam a classificação entre os oito", emendou Scarpino, que destacou a qualidade do adversário de hoje, o São Carlos. "Equipe aguerrida, com jogadores que têm trabalhado na divisão. É preciso ter respeito acima de tudo."

 

ROTTA

Pela primeira vez profissionalmente, o técnico Rotta (um dos maiores ídolos e vencedores com a camisa do Ramalhão) vai enfrentar o time. "Tive a oportunidade na base, quando estive no Grêmio Mauaense. Mas no profissional será a primeira. Espero bom jogo e que possamos vencer."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;