Esportes Titulo
Possível excursão adia
férias do Santo André
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
20/09/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


A programação do Santo André tinha em vista permanecer em atividade até novembro, ou seja, data que coincide com as fases finais do Campeonato Brasileiro da Série C. No entanto, o clube foi eliminado de forma precoce ainda na primeira fase e, a partir de ontem, o time não tem em vista jogos oficiais na temporada. Mesmo assim, a diretoria aguarda resposta sobre um torneio a ser disputado pelos lados do Oriente Médio antes de dar férias ao elenco.

"Nesta semana, pelo menos, ainda não daremos folga aos atletas. Terei reunião com o presidente (Ronan Maria Pinto) na quarta-feira (amanhã) e vamos discutir a respeito disso. Se a excursão para o Bahrein der certo, seguiremos em atividade", afirmou o diretor de futebol Luiz Antonio Ruas Capella. "Não está descartada nem confirmada a viagem, porque aquela é uma zona de conflito", emendou.

Assim, na tarde de hoje os jogadores se reapresentarão após a folga de ontem. O técnico Rotta segue no comando do time. Pelo menos por ora. Capella, no entanto, afirmou que o desejo é pela manutenção do treinador no cargo. "Oficialmente ainda não temos posição, mas a vontade que ele continue existe", disse o dirigente, que tem este como mais um assunto a ser discutido no encontro de amanhã.

O elenco também estará em pauta. Capella disse que ele e Rotta já conversaram a respeito da sequência ou não de alguns jogadores. "Temos isso mais ou menos em mente." Um dos que o clube desejava manter era Cristiano Brasília. No entanto o meia recebeu proposta do Boa Esporte, de Minas Gerais, e vai disputar os últimos 14 jogos da Série B.

"Ele é um jogador que nos interessava para a Série A-2 (do Paulista). Mas existe ainda a possibilidade de voltar", explicou Capella.

São 16 os jogadores do atual elenco com vínculos a expirar em novembro (um deles Cristiano Brasília) e um em dezembro. O dirigente não passou nomes daqueles que terão contrato renovado, mas especula-se que serão apenas sete: Andrezinho, Cesinha, Daniel Gigante, João Lucas, Gustavo, Sandoval e William Amorim. SC900,115

Decisão de não jogar foi nossa, diz volante Pedro

Os problemas impostos pelo representante da Federação Gaúcha de Futebol e pelo quarto árbitro antes do jogo entre Brasil-RS e Santo André, domingo, refletiram no desempenho da equipe e, consequentemente, no resultado (1 a 1). Sem os números de inscrição na CBF, Alemão, Vitor Hugo, Pedro e Júnio não puderam sequer ficar no banco, mas por decisão deles próprios, que até então estavam sob pressão pela falta da documentação.

"Primeiramente pensamos no clube. Não podia ter vaidade, ainda mais porque tinha jogador para entrar em totais condições", afirmou o volante Pedro. Após a partida, o Ramalhão foi avisado de que poderia ter entrado em campo com os atletas apenas com nome completo e assinatura. Mas já era tarde. "Todo mundo decidiu que era melhor não arriscar. O jogo não valia nada mesmo. Mesmo assim, quem entrou foi guerreiro", concluiu.

Brasil-RS vai levar punição à Justiça comum

A fim de escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série C, o Brasil de Pelotas decidiu apelar. Após o jogo de domingo - empate por 1 a 1 com o Santo André - o presidente André Araújo afirmou que vai levar o caso da perda dos seis pontos para a Justiça comum. Se o clube gaúcho recuperar a pontuação, o Ramalhão é quem disputará a Série D em 2012.

A ideia do Xavante é recorrer ao tribunal para que interceda no primeiro julgamento do lateral-direito Cláudio, quando este ainda era jogador do Ituiutaba-MG (atual Boa Esporte). A alegação é de que o atleta não foi informado para comparecer ao STJD para defender-se da expulsão que fora punido com a suspensão de um jogo - ele não cumpriu, foi a campo justamente na estreia contra o Santo André e, por isso, o clube perdeu os pontos. Assim, caso anule a primeira decisão, causa efeito cascata nos demais resultados.

"Agora que nós conseguimos o resultado dentro de campo, volto a afirmar que nossa condição (de anular a condenação) é boa, e, hoje, o Brasil está na Série C. Podem ter certeza disso. Essa punição do Brasil, com relação aos pontos que lhe foram tirados, não é definitiva ainda. É possível conseguir a reversão. É real, é viável. Temos bastante confiança que vamos nos manter na Série C", disse o dirigente do clube gaúcho.

Por outro lado, o diretor de futebol do Santo André, Luiz Antonio Ruas Capella, afirmou desacreditar na hipótese. "Não acho que obterão sucesso. Erro administrativo no futebol é imperdoável. Nos solidarizamos, mas nada melhor para eles (Brasil) do que assimilar o erro e pensar no ano que vem."

De fato, o Ramalhão sentiu na pele o que o dirigente disse. Afinal, o extravio da súmula com os dados dos relacionados à partida de anteontem desencadeou o problema que tirou quatro jogadores da partida de Pelotas (leia mais na matéria acima).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;