Setecidades Titulo
Medicina ABC tratará doença respiratória com homeopatia
Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
31/10/2006 | 22:50
Compartilhar notícia


A partir da próxima segunda-feira, passa a funcionar na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, um ambulatório para tratamento homeopático de doenças respiratórias como asma e bronquite.

O atendimento visa diminuir ou eliminar os remédios alopáticos, aqueles fabricados em grandes laboratórios. A intenção é reduzir os efeitos colaterais a que estão expostas pessoas que tomam esse tipo de medicação durante um longo período.

“Com o tempo os pacientes podem sofrer taquicardias, agitação, tremores constantes, e prejuízos ao organismo como o enfraquecimento dos rins”, explica a clínica geral homeopata, Elisabeth Zapater, coordenadora do novo ambulatório.

De acordo com a médica, ao contrário dos remédios alopáticos, os homeopáticos acompanham o perfil do paciente e não da doença. “Se o doente têm crises de asma à noite, por exemplo, será indicado um tipo de medicamento. Caso seja uma pessoa obesa, o remédio pode ser outro. Se a pessoa for muito ansiosa, outro, e assim por diante”, conta.

Para que sejam diagnosticados as diferenças entre cada caso, as consultas serão feitas de maneira diferente. As consultas individuais serão mais longas - entre 40 minutos e uma hora - e minunciosas. “Assim tentaremos entender o funcionamento do organismo de cada paciente, suas características psicológicas, hábitos, além dos exames físicos comuns”, relata Elisabeth.

Ela adverte, porém, que nem todos poderão substituir a alopatia pela homeopatia. “É preciso verificar a intensidade da doença e a maneira como ela se manifesta. Aí sim, saberemos se poderemos substituir ou eliminar o tratamento alopático”.

O ambulatório terá capacidade para 30 atendimentos por mês e servirá tanto aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde, quanto particulares.

Ambulatório – O funcionamento será às sextas-feiras, a partir das 10h. As consultas já podem ser marcadas. O agendamento para pacientes do SUS será feito de segunda a sexta-feira, na Faculdade de Medicina do ABC, na avenida Príncipe de Gales, 821, em Santo André, das 7h às 13h. As consultas particulares devem ser agendadas pelo telefone 4493-5469.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;