Setecidades Titulo
UFABC terá quarto reitor em três anos
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
12/08/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


O professor Adalberto Fazzio é o quarto reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC). Ele foi nomeado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e toma posse nesta quarta-feira na sede do Ministério da Educação, em Brasília.

Fazzio ocupa o lugar de Luiz Bevilacqua que se desliga da reitoria ao alegar "motivos pessoais" e o desejo de se dedicar ao estudo para criação do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos da UFABC.

Fazzio desenvolveu carreira acadêmica na área de Física, formou-se na UnB (Universidade de Brasília), fez doutorado na USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutorado na National Renewable Energy Laboratory nos Estados Unidos. Em 1985, tornou-se livre docente no Instituto de Física da USP e, desde 1991, é professor titular da instituição. Na UFABC, o professor ocupava o cargo de diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas. Ele é integrante da Academia Brasileira de Ciências e atua como consultor na área.

Dança das cadeiras - O engenheiro Hermano Medeiros Ferreira Tavares foi o primeiro reitor da UFABC nomeado em novembro de 2005. Na ocasião, o professor e engenheiro Luiz Bevilacqua ocupava o cargo de vice-presidente.

Tavares foi exonerado em dezembro de 2006. Na ocasião, ele disse ao Diário que pediu demissão do cargo durante reunião com o ministro Fernando Haddad, em Brasília. No encontro, Haddad teria dito a Tavares que lideranças regionais do Grande ABC estavam fazendo muitas críticas ao seu trabalho, e que a permanência no cargo dificultaria o processo de desenvolvimento da universidade.

Quem substituiu Tavares foi o professor José Fernandes Lima que permaneceu apenas dois dias no comando da instituição. Ele explicou que sua nomeação atendeu a um pedido do ministro da Educação, mas que não continuaria no cargo. No encontro, Lima revelou que o cargo seria ocupado por Luiz Bevilacqua, um dos idealizadores do projeto de criação da universidade.

O novo reitor Adalberto Fazzio foi procurado para comentar seus projetos frente à UFABC, mas a assessoria de imprensa informou que ele estava em Brasília e não poderia ser localizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;