Setecidades Titulo
Reitor da UFABC vai
contra posição de Dilma
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
19/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A Universidade Federal do ABC tem condições de se instalar em Mauá já no ano que vem, mas não como o anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) há três dias. Ao invés de aulas de graduação, a instituição planeja iniciar as atividades no município apenas com cursos de extensão, para preparar os alunos da cidade a disputarem vagas nos campi de Santo André e São Bernardo. A informação é do reitor Hélio Waldman.

Na terça-feira, o governo federal lançou mais uma fase do plano de expansão do Ensino Superior. Entre a criação de universidades federais e a construção de campi pelo País, o pacote coloca a unidade de Mauá como entregue até o fim de 2012.

"Do ponto de vista de novidade, isso não acrescenta muito, pois projetamos criar o terceiro campus desde 2009 e Mauá já estava no planejamento do Ministério da Educação e da UFABC", afirmou Waldman.

Sobre a possibilidade de construir a estrutura definitiva no município em apenas 16 meses, o reitor foi categórico. "Fisicamente, é impossível ter um campus em cima de um terreno que ainda nem foi comprado."

Sem os prédios prontos, a chance de os estudantes terem aulas de graduação é pequena. O Conselho Universitário, órgão máximo da instituição, ainda discute a possibilidade de as turmas iniciarem em local temporário. O assunto volta à pauta no encontro de setembro.

Para Waldman, a condição não é a ideial. "Resistimos à ideia de começar as graduações em instalações provisórias. Tivemos uma experiência não muito boa em Santo André, onde o índice de evasão foi grande." 

EXTENSÃO
O conceito do curso de extensão em Mauá ainda será discutido com a Prefeitura. Segundo o reitor, uma das propostas é criar espécie de cursinho, atendendo professores e alunos.

"Essas atividades, tendo como alvo o Ensino Médio, podem melhorar o entendimento do que é a UFABC e ajudar o aluno de Mauá a se capacitar melhor para conseguir uma vaga em Santo André, por exemplo."

O campus na Avenida dos Estados tem biblioteca, restaurante, computadores, salas de aula e áreas de estudo, itens "que permitem oferta de graduação muito superior do que poderíamos oferecer em Mauá", ponderou Waldman.

Enquanto discute o curso de extensão, a UFABC também negocia adquirir terreno do INSS no município para construir o campus.

A área, que tem 130 mil metros quadrados e está localizada no Parque São Vicente, ainda depende de reavaliação da Caixa Econômica Federal, que irá determinar o preço do lote.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;