Setecidades Titulo
Sto.André e PM vão coibir racha na av.dos Estados
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
27/10/2003 | 21:40
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André e a PM (Polícia Militar) deverão organizar nas próximas semanas operações conjuntas para impedir a realização de rachas em um trecho da avenida dos Estados no bairro Jaçatuba. Nesta segunda-feira, o diretor da EPT (Empresa Pública de Transportes e Trânsito de Santo André), Epeus Pinto Monteiro, disse que uma reunião entre a administração e a polícia irá discutir o assunto nos próximos dias. Na última sexta-feira, o Diário esteve no local e constatou a volta dos pegas, interrompidos há pouco mais de um ano após operações iguais às que devem ser realizadas agora.

“Não tínhamos até hoje (segunda-feira) informações de que os rachas tinham voltado ao local”, disse Monteiro. “Mas agora devemos nos reunir com os comandos do 10º Batalhão da PM e do Pelotão de Trânsito para definir operações contra os rachas”, disse.

De acordo com o diretor da EPT, moradores da região onde os rachas acontecem são a principal fonte de informações para a Prefeitura e, até esta segunda-feira, não havia sido feito qualquer alerta sobre as disputas, que voltaram há pouco mais de um mês.

Ainda segundo Monteiro, fixar policiamento no lugar ou instalar mais radares não resolveria o problema. “Esse pessoal migra de um local para outro. Se aumenta a fiscalização em um ponto, vão criar problemas em outro”, disse.

O secretário-adjunto da Secretaria de Combate à Violência de Santo André, José Sidney de Almeida, afirmou que racha é um problema de ordem da Polícia Militar. “A Guarda poderá entrar para dar apoio a uma ação da Polícia Militar, caso seja pedido reforço”, disse.

O Diário tentou contato com os comandos do 10º Batalhão, responsável por Santo André, e do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), mas os oficiais das duas divisões policiais não foram localizados nesta segunda-feira – feriado do Dia do Servidor Público.

Para Monteiro, a prática de rachas trata-se de delinqüência. “Essas pessoas colocam em risco suas vidas e a de outras pessoas, e estão cometendo crime”, disse. “Se você quer correr com seu carro e competir, vá para o autódromo de Interlagos, onde são organizadas provas de arrancada.”

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que participar de racha é infração gravíssima. Quem é surpreendido apostando corrida paga o valor da multa (180 Ufirs) multiplicada por três, além de ter o veículo apreendido e a carteira de habilitação cassada.

Na última sexta-feira, centenas de jovens se posicionavam à margem de uma das pistas da avenida dos Estados, entre a avenida André Ramalho e um radar próximo à rua Itaipava para assistir aos pegas. Por volta de 23h30, uma base comunitária móvel da 1ª Companhia do 10º Batalhão esteve no local, mas a medida só interrompeu as corridas naquele momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;