Setecidades Titulo
FUABC vai gerir projetos de Saúde em Sto.André
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
05/11/2009 | 07:45
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O Poupatempo da Saúde e o Hospital do Idoso, que a Prefeitura de Santo André promete inaugurar no primeiro semestre de 2010, serão administrados em gestão compartilhada com a FUABC (Fundação do ABC). O anúncio foi feito ontem, pelo prefeito Aidan Ravin (PTB), durante a renovação do contrato de parceria com a entidade para a realização dos serviços de Saúde do município até 2013.

Apesar de os valores do acordo para auxílio na gerência das duas futuras unidades de Saúde ainda estarem em negociação, Aidan garantiu que os novos serviços entrarão em funcionamento geridos pela FUABC.

Maior promessa de campanha do então candidato a prefeito, que é médico, o Poupatempo da Saúde deverá ser erguido na Vila Vitória e contará com um AME (Ambulatório Médico de Especialidades), a ser construído pelo governo do Estado. O Hospital do Idoso está previsto para ser construído no bairro Jardim, em terreno doado pela iniciativa privada.

Atualmente, entre outros serviços, a FUABC faz a gestão clínica do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, do serviço de Saúde mental, da farmácia popular, dos programas de Saúde da Família e dos atendimentos de emergência, por intermédio da Faculdade de Medicina do ABC.

O novo acordo foi fixado em cerca de R$ 74 milhões anuais. Em 2010, a Secretaria de Saúde terá o maior orçamento do município, com reserva de R$ 307 milhões. "Essa assinatura representa a continuidade de um trabalho que queremos aprofundar", afirmou o secretário Leonardo Carlos de Oliveira.

Apesar da celebração do novo acordo, durante a negociação, que levou nove meses, a Prefeitura de Santo André e a FUABC enfrentaram desentendimentos por conta de dois atrasos no pagamento do repasse financeiro da administração municipal para a entidade.

Entidade espera assumir o Nardini ainda este ano

Expandindo a política de trabalhar em parceria com os municípios da região, conforme a intenção do presidente da FUABC Marco Antonio Espósito, a entidade espera celebrar ainda em 2009 acordo com a Prefeitura de Mauá para compartilhar a gestão do Hospital Doutor Radamés Nardini, símbolo maior da crise do setor do município.

"Infelizmente, a situação financeira de Mauá é difícil e ainda estamos negociando os valores. Estamos nos qualificando para entrar na disputa e esperamos firmar esse acordo neste ano", afirmou o vice-presidente da FUABC, Maurício Mindrisz.

A terceirização do Nardini é apontada como uma das únicas saídas para melhorar o atendimento prestado pelo hospital e pronto-socorro, que, entre outros problemas, acumulam reclamações por demora no atendimento e faltas de profissionais e de insumos médico-hospitalares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;