Esportes Titulo
Deprimido, Jardel é internado em clínica de Lisboa
Da Agência EFE
09/08/2002 | 11:49
Compartilhar notícia


O atacante brasileiro Jardel foi internado em uma clínica de Lisboa devido a uma forte depressão, que o manterá longe dos campos por pelo menos mais 15 dias, segundo o relatório psiquiátrico apresentado nesta sexta-feira, a seu time, o Sporting de Lisboa.

O jogador se submete há duas semanas a diversos tratamentos médicos e, embora a recomendação dos especialistas tenha sido desde o começo a internação para tratamento, a decisão só foi tomada há três dias, devido à piora no estado do jogador.

Entre as causas dos problemas psicológicos de Jardel estaria sua recente separação da modelo Karen Ribeiro, que está no Brasil com os dois filhos do casal, e problemas profissionais, como seu desejo de deixar o Sporting.

Surpreendendo seu clube, Jardel convocou uma entrevista coletiva no último dia 26 de julho, dois dias após voltar do Brasil, onde passou férias, e pediu que "por razões humanitárias" lhe fosse permitido deixar Portugal, onde considera impossível jogar.

O anúncio caiu como um banho de água fria sobre os dirigentes do Sporting e a torcida, mas Jardel ganhou permissão para não acompanhar seus companheiros ao balneário espanhol de Toja, para a pré-temporada. O técnico do time, o romeno Laszlo Boloni, chegou a dizer que já não conta com o jogador.

Mas o Sporting parece esperar que Jardel, maior artilheiro da Europa em 2001/2002, se recupere e possa voltar ao time, que no ano passado conquistou o Campeonato Português e a Copa de Portugal.

Por isso, o clube inscreveu Jardel entre os jogadores que irão disputar as competições européias, mas pessoas próximas ao brasileiro não se arriscam a assegurar que ele continuará sua carreira no Sporting ou se tentará a sorte em outros clubes, entre os quais o Barcelona é o mais citado.

Fontes do mundo esportivo português insinuam que os problemas psicológicos do brasileiro são uma tática do jogador e de seu representante, José Veiga, para facilitar sua saída para outro clube. Os que defendem essa tese lembram as tentativas, desde meados da última temporada, do jogador em melhorar sua situação econômica no clube, ao qual chegou a propor a compra de 60% de seu passe, mas o Sporting só admitiu negociar 30%, o que o brasileiro não aceitou.

Jardel insiste, desde o final da última temporada, no grande interesse de diversos clubes, como o Real Madrid, o Bayern Leverkusen e alguns italianos e ingleses, que nunca se materializaram. Alguns inclusive anunciaram que não desejavam contratar o vencedor da última "Chuteira de Ouro", como o maior artilheiro europeu.

De Barcelona chegam notícias contraditórias para Jardel, pois enquanto o técnico holandês Louis Van Gaal comentou que o atacante poderia interessá-lo, vários diretores o descartaram. Entre os inconvenientes que parecem pesar para os clubes candidatos estariam a imaturidade e um temperamento caprichoso.

Mas, para muitos comentaristas, a origem do desequilíbrio de Jardel está na desilusão causada por ele não ter sido convocado para a Seleção Brasileira que acabou se sagrando pentacampeã no Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;