Setecidades Titulo Santo André
Após carreata, taxistas pressionam vereadores por fiscalização do Uber
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
12/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com a forte concorrência do Uber, que oferece o transporte de passageiros a baixo custo, taxistas de Santo André realizaram carreata, na tarde de ontem, em forma de protesto. O grupo de 220 motoristas seguiu do Estádio Bruno José Daniel, na Vila América, até a Câmara Municipal, no Centro, onde pediu apoio dos vereadores.

Os profissionais pedem que os motoristas de Uber sejam submetidos ao mesmo tipo de fiscalização e exigências impostas aos taxistas.

“Esse tipo de transporte clandestino teve aumento absurdo, pondo em risco o sustento das famílias dos taxistas e a integridade da população, pois não passa por nenhum controle de fiscalização. Pedimos que seja exigido deles o mesmo que nos exigem”, falou o presidente da ABC Rádio Táxi, Ademir de Oliveira Calli, que usou a palavra na tribuna durante a sessão, representando a categoria.

“Pagamos impostos, nossos carrros passam por vistorias anuais e somos fiscalizados no dia a dia pela SATrans (autarquia que gerencia o transporte público na cidade). Veem se o carro está com o pneu careca. Queremos a regulamentação para que a gente tenha a oportunidade de concorrer em condições de igualdade”, acrescentou.

Os vereadores se mostraram solícitos ao pedido, no entanto, mais do que apoio, os taxistas queriam sair com garantias de que o pleito seria levado ao prefeito Carlos Grana (PT). O líder do governo na Câmara, José de Araújo (PSD), informou ter conversado com o chefe do Executivo por telefone, e que o prefeito teria sugerido que a Câmara assumisse a discussão do assunto.

Em nome do governo, Araújo propôs a realização de audiência pública, que reúna taxistas, sindicato da categoria, representantes do Uber, do governo municipal e da sociedade civil. A proposta foi imediatamente rejeitada pelos manifestantes, que entraram em discussão com os vereadores, exigindo a participação do prefeito. “Clamamos por solução rápida. Nossas contas não esperam”, falou o taxista Fernando Leandro, 30 anos.

Em consenso, os vereadores pediram à categoria que formasse comissão com cinco taxistas, para que reunião possa ser agendada com o prefeito e definiram que na próxima sessão, na terça-feira, o líder do governo apresentará a data do encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;