Esportes Titulo
STJD promete punir Vasco da Gama com rigor
26/09/2003 | 22:15
Compartilhar notícia


O Vasco será punido com perda de mando de campo em função dos incidentes ocorridos após a partida com o Coritiba, na noite desta sexta-feira, em São Januário, quando torcedores do clube agrediram atletas e dirigentes da equipe visitante. Entre as vítimas, o meia Jackson e o atacante Gélson sofreram várias escoriações. Os atletas do Coxa registraram queixa na 17ª Delegacia de Polícia, no bairro de São Cristóvão (Rio de Janeiro).

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, prometeu agir com rigor e adiantou que o Vasco será denunciado ao tribunal com base no Artigo 300 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF) – "deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos" – cuja pena prevê a perda do mando de campo de um a três jogos. "O que houve é inadmissível", disse Zveiter.

Também agredido na confusão, o presidente da equipe paranaense, Giovanni Gionédis, afirmou que não havia a mínima segurança dentro do estádio. "Se fazem isso com os jogadores, imagina se houvesse torcedores do nosso clube em São Januário", disse, antes de voltar para sua cidade.

"Os atletas foram agredidos dentro do ônibus por um grupo da Força Jovem (facção da torcida do Vasco que assumiu a responsabilidade pela baderna)", prosseguiu. Gionédis afirmou que entrará com ação cível e criminal contra o clube carioca, além de tomar medidas na esfera da Justiça Esportiva.

Ele negou que algum atleta do Coritiba tenha provocado os torcedores exibindo uma camiseta do Flamengo. "Não houve isso. Mesmo se houvesse, não justifica."

Nesta sexta-feira, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, eximiu o clube de culpa, deixando a responsabilidade pelo "incidente" para os policiais militares, que abandonaram São Januário "mais cedo". De acordo com o dirigente, o clube cumpriu todas as "providências" necessárias para a realização da partida.

"Com certeza, a briga não aconteceria se o policiamento estivesse lá. Parece que a polícia entendeu que poderia ir embora porque tinham poucos torcedores assistindo ao jogo", afirmou o presidente do Vasco, hipotecando solidariedade ao Coritiba e repudiando os acontecimentos. "E a situação só não ficou pior, porque os seguranças e dirigentes do meu clube foram para lá ajudar."

Miranda explicou que, de acordo com relatos de seus dirigentes, a briga começou porque o jogador Jackson provocou os torcedores, na área destinada ao ônibus do Coritiba, agitando uma camisa do Flamengo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;