Setecidades Titulo
Diadema abre Central de Trabalho
Maurício Klai
Do Diário do Grande ABC
08/04/2001 | 21:53
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema vai inaugurar no início de maio um posto da Central de Trabalho e Renda no prédio do Instituto Florestan Fernandes, no Centro. A Central é uma agência pública de emprego ligada à CUT (Central Única dos Trabalhadores) que disponibiliza ao trabalhador e ao empresário todos os serviços de uma agência particular, gratuitamente. A iniciativa envolve recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), apoio do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e parcerias com as administrações municipais, Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo) e sindicatos filiados à CUT.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, o vice-prefeito, Joel Fonseca, e o diretor executivo da Central de Trabalho e Renda de Santo André, Valtenice de Araújo, deram, na última semana, os primeiros passos para formalizar o convênio que beneficiará, segundo a administração, uma população de cerca de 40 mil desempregados na cidade.

De acordo com Valtenice, o único posto disponível hoje para o reencaminhamento e aperfeiçoamento profissional do desempregado na região é o de Santo André. “Nele, temos cadastrada uma população de cerca de 130 mil desempregados, incluindo o Grande ABC e alguns bairros de São Paulo”, afirmou.

Segundo o vice-prefeito Joel Fonseca, a sensibilização da população de Diadema e das cerca de 2 mil empresas da cidade terá início nas próximas semanas. Haverá uma ação de marketing da administração, que prevê o uso de carros de som e outdoors para incentivar os desempregados a se recadastrarem. “Principalmente aqueles que fazem parte do grupo de totalmente excluídos, isto é, com mais de 40 anos, primeiro grau incompleto e que nunca tiveram uma profissão”, disse Fonseca. “Não disponho do número exato dessa fatia da população, mas Diadema certamente é hoje uma das cidades de maior concentração das classes D e E de todo o Grande ABC.” Fonseca quer inaugurar a Central numa data próxima à comemoração do Dia do Trabalho, em 1º de maio.

Serviço – O convênio firmado entre a Prefeitura de Diadema e a Central de Trabalho e Renda prevê a cessão, por parte da administração, do espaço no prédio na Fundação Florestan Fernandes, de um vigia e a disponibilização da infra-estrutura. Em contrapartida, a Central entra com a mão-de-obra, mobiliário e o conhecimento da agência, que inclui, além dos serviços de emissão de carteira profissional, solicitação de fundo de garantia, habilitação para o seguro desemprego e requalificação, por meio de cursos profissionalizantes como marcenaria, informática e corte e costura.

Em Santo André, segundo Valtenice, a parceria com a Prefeitura prevê a participação no programa Incubadora de Cooperativas, oferta de linha de crédito do Banco do Povo para financiamento de abertura ou ampliação de pequenos negócios. “A maior vantagem é, sem dúvida, dispor de toda uma gama de opções em serviços e requalificação profissional a custo zero para empresários e administração”, disse Fonseca.

O vice-prefeito afirmou, ainda, que a inauguração do posto da Central faz parte de um pacote de medidas da administração com o objetivo de reduzir o desemprego na cidade.

Fonseca citou também o Projeto Adolescente Aprendiz, que visa a colocação no mercado de trabalho de jovens que estão fora da escola ou que pertençam a famílias cujo rendimento mensal está abaixo de três salários mínimos. “Projetos não faltam, mas a solução definitiva só virá por meio de políticas em nível nacional de investimentos no social, reforma agrária e combate à política de juros altos.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;