Setecidades Titulo
UBS em Diadema
expõe idosos a riscos
Sérgio Vieira
Ricardo Trida
04/05/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


 

Tomar vacina contra gripe na UBS (Unidade Básica de Saúde) Paineiras, em Diadema, é atividade de alto risco para idosos e gestantes. Funcionários da unidade aplicam as doses em uma área externa do imóvel, com tapumes e buracos, sem qualquer segurança aos pacientes.

A sala improvisada foi montada justamente ao lado da obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e mais se asssemelha a um hospital de campanha em períodos de guerra. Além da proximidade com o bate-estaca da construção, os moradores de Diadema que procuram a UBS estão expostos à poeira que vem da construção, a poucos centímetros do ponto onde recebem a vacina.

Também têm de driblar as crateras próximas ao local. Qualquer descuido pode fazer com que idosos e grávidas caiam na área em obras, já que os madeirites não cobrem enorme erosão provocada pela construção. Há o risco de qualquer material da obra cair em alguém que esteja na área improvisada.

Ontem, a equipe do Diário permaneceu no local durante duas horas e presenciou o esquema inadequado. Crianças de 6 meses a 2 anos recebiam as doses em sala exclusiva na entrada da UBS, enquanto idosos e gestantes eram encaminhados para área colada ao tapume da obra. Mas logo após questionamento da equipe, enfermeiros passaram a aplicar as vacinas no interior da unidade.

A diretora da UBS Paineiras, Kátia Virginia Carvalho, que não estava no equipamento público ontem à tarde, disse, por telefone, que a Vigilância Sanitária municipal havia aprovado as instalações do local de vacinação. Questionada se considerava ideal o espaço improvisado, negou-se a responder.

Mesmo alegando que não havia nada de errado com a aplicação de vacina ao lado da obra, a Prefeitura informou, por nota, que a partir de hoje os idosos passarão a receber as doses em sala exclusiva. "Os responsáveis pela unidade optaram por agilizar o acesso do atendimento ao idoso em área instalada, em caráter provisório, dentro de ala reservada com a observação de todos os cuidados necessários. A iniciativa teve a aprovação dos usuários", explicou a nota da Prefeitura.

Mas não foi o que disseram pacientes ouvidos pela equipe. "Aqui está tudo desmantelado. Não tem nada aprovado", disse a aposentada Salvelina da Silva, 60 anos.

Do lado da obra, é possível ver embalagens de seringas e tampas de agulhas jogadas no chão. No entanto, a administração municipal informou, pela nota, que "todos os procedimentos de descarte dos produtos utilizados também seguem as normas estabelecidas pela Vigilância à Saúde".

Pedreiros confirmaram que há riscos por conta da proximidade com o tapume. Também disseram que o problema no local se agrava quando chove.

Foram os próprios funcionários da obra ao lado que instalaram o tapume. Segundo eles, a pedido da Prefeitura.

 

No local, havia salas ociosas; Prefeitura nega

 

A alegação dos funcionários da UBS Paineiras para a vacinação de idosos e gestantes em área inadequada era de que, naquele momento, não havia sala disponível para aplicação das vacinas. A enfermeira Fabiana, que negou-se a dizer o sobrenome e informou ser a responsável pelo setor de vacinas, reconheceu que o espaço usado não era o ideal, mas não havia outra opção.

No entanto, no período em que a equipe do Diário esteve na unidade - das 13h30 às 15h30 -, pelo menos três salas estavam ociosas. Funcionários confirmaram que, até aquele momento, nenhum médico havia usado aqueles consultórios. Também em nota, a Prefeitura disse que enfermeira interrompeu seu trabalho para atender repórter e fotógrafo e que outro médico estava resolvendo procedimento administrativo.

Por conta da adesão à greve pelos dentistas da rede, também estava livre sala de cerca de 20 m², com espaço suficiente para atender idosos e gestantes sem risco de contaminação. Ainda assim, equipe da direção da UBS dizia que ali não era local ideal para vacinação, apesar de não explicar o motivo do uso do espaço improvisado.

Sobre a higienização na área inadequada, Fabiana disse que enfermeiros usam luvas cirúrgicas - ficam expostas à poluição - ou álcool nas mãos. Também nas duas horas em que a equipe esteve no local, nenhuma das ações havia sido realizada.

 

Terceirizados ficavam embaixo da caixa-d'água

Problemas na UBS Paineiras, no entanto, não resumem-se aos riscos a que estão expostos idosos e gestantes que procuram o local para tomar vacina contra gripe. Nem mesmo funcionários da unidade de Saúde estão livres de circular em área insalubre.

Terceirizados da limpeza do local, contratados da Verzani & Sandrini, reclamaram ontem, sob condição de não revelar nomes, do local em que tiveram de usar como espaço de descanso e almoço durante três meses.

Até março, eles ficavam instalados em buraco embaixo da enorme caixa-d’água. Era necessário dividir espaço onde estão armanezados produtos de limpeza para poder descansar um pouco ou até mesmo se alimentar. Não dá para entrar no local sem precisar se abaixar. O interior do cubículo é claustrofóbico. Não há qualquer tipo de ventilação e a iluminação é precária.

Mesmo assim, eles só deixaram o espaço após constantes reclamações da empresa, segundo eles, que cobrou mudanças da Prefeitura de Diadema.

No entanto, o novo local não é diferente. Na entrada da UBS, foi construído barraco de madeirite, que, segundo os trabalhadores, esquenta demais em dias de calor.

Outro flagrante de falta de cuidado com funcionário foi presenciado do lado de fora da unidade. Servidora limpava área onde estavam armanezados dois sacos de lixo hospitalar, segundo ela, por determinação da direção da UBS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;