Setecidades Titulo
Festa Italiana vai muito além de comida e bebida
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
05/08/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


Em torno de 40 mil pessoas devem passar pela 19ª Festa Italiana de São Caetano, que começa amanhã e se estende até o dia 28 - sempre aos sábados e domingos, no bairro Fundação. Mais do que investir no amplo cardápio gastronômico que coloca qualquer dieta a escanteio, o que vale mesmo é poder contribuir para centenas de bebês, crianças, mulheres, homens e idosos em situação de vulnerabilidade social, deficientes ou doentes.

Eles representam cada uma das 22 entidades beneficentes que participam da tradicional festa no território de São Caetano. Na linha de frente, quase 1.000 voluntários para reverter as massas, as carnes e os vinhos em recursos financeiros para as pessoas assistidas.

Um suculento prato de macarrão pene ao molho branco, sugo, calabresa ou bolonhesa, vendido a R$ 14, por exemplo, será destinado, indiretamente, à falante Leonilda Carvalho, 84 anos, ou simplesmente, Leleo. Ela é uma das 43 mulheres e quatro crianças que vivem atualmente no Lar Anália Franco, no bairro Santa Maria, entidade referência na cidade para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

Não foi o caso de dona Leonilda, que solteira e sem filhos, encontrou ali um lar para acolhê-la com carinho. Como é o caso da auxiliar de enfermagem Bruna Torres, 23 anos, de São Bernardo, que trabalha na casa há um ano e meio. "É gratificante trabalhar com idosos. Muitos são carentes", afirmou.

E Leonilda se empolgou em mostrar à equipe do Diário como se fazia crochê. "Na vida, primeiro Deus. Depois, a nossa vista", ensinou, ao explicar que está com problemas na visão. "Vou operar da catarata", acrescentou, com esperança, a mulher nascida em Ribeirão Bonito, cidade do interior paulista.

Agora, quem degustar da famosa fogazza na barraca da Creche Zilda Natel, que será comercializada a R$ 4, contribuirá para as 150 crianças, entre 1 ano e meio e 5 anos, atendidas diariamente, em regime integral, na entidade no bairro Barcelona. "São quatro refeições por dia", afirmou a diretora Maria Sampaio Mota. Todas as mães, necessariamente, trabalham fora.

Barracas já investem na decoração

Ontem à tarde, o movimento continuava intenso no entorno da Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação, onde será realizada a Festa Italiana de São Caetano. Escadas, martelos e madeiras de um lado e de outro. Algumas barracas, como a do Lions Clube Santa Paula, já investia nos detalhes da decoração em vermelho, branco e verde, cores, evidentemente, que predominam no território genuinamente italiano.

Uma das exigências da Comissão de Festejos, presidida por Irineu Cavassani, será o uso exclusivo de copos descartáveis para a venda de qualquer bebida, desde um simples suco de uva até um encorpado vinho tinto.

Serviços - 19ª Festa Italiana ­­­­Local: Praça Comendador Ermelino Matarazzo. Endereço: Ruas 28 de Julho e Mariano Pamplona, no bairro Fundação, em São Caetano. Dias: 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28. Horário: a partir das 18h. Entrada: gratuita. Estacionamento: particular na redondeza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;