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Veículos se destacam entre projetos da FEI
José Carlos Pegorim
Da Redaçao 
10/01/1999 | 18:36
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Um novo conceito de caminhao de lixo silencioso, um veículo que gira sobre seu próprio eixo e anda em qualquer direçao e um outro que limpa e filma dutos de ar condicionado foram os destaques entre os projetos de fim de curso dos alunos de engenharia da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), de Sao Bernardo. 

 Em dezembro, durante a exposiçao semestral em que os trabalhos sao apresentados, o público pôde se surpreender com conceitos que às vezes se parecem com um ovo de colombo, mas representam um passo dado a duras penas pelos estudantes e seus professores.   

Por enquanto, nenhum dos trabalhos apresentados ao longo das 22 ediçoes da feira de inovaçoes da FEI saiu do papel, explica o coordenador do curso de Mecânica Automobilística, o engenheiro Ricardo Bock, 44 anos. "As fábricas maiores se interessam por bons engenheiros, mas nao por bons projetos feitos na escola", avalia.  O caminhao de lixo foi denominado de Sacalix (Sistema Ambiental de Coleta Automatizada de Lixo) e um modelo em miniatura foi construído com o apoio da Mercedes-Benz.   

A inovaçao tecnológica trazida pelo Sacalix é a capacidade de armazenar mais lixo do que os caminhoes atuais. O compactador fica na parte da frente da caçamba e é acionado por um motor elétrico independente do motor do caminhao, permitindo fazer a compactaçao sem precisar acelerar o motor do caminhao que nessa hora, faz o barulhao característico que o bairro inteiro ouve. O lixo seria lançado no caminhao pela parte de cima e nao mais pela boca larga na traseira, onde fica o compactador nos caminhoes de hoje, que foi eliminado.

A coleta seria feita com cestos padronizados (já em uso experimental em alguns bairros de Sao Paulo) o que permitiria reduzir a equipe para um motorista e dois coletores. De acordo com Fabríccio Tascine, 23 anos, um dos estudantes envolvidos no projeto do Sacalix, o conjunto de inovaçoes torna o caminhao modificado mais caro, mas, pelos seus cálculos, a operaçao inteira pode ficar até 33% mais barata que a atual. O grupo de dez estudantes já foi procurado por uma empresa de aterro sanitário interessada em conhecer melhor o sistema. 

 O Girus é um carro elétrico controlado por um joystick (controle) de videogame que se movimenta em espaços restritos girando sobre seu próprio eixo em qualquer direçao "Só nao anda de lado que nem caranguejo", brinca Alfredo Martins Paiva Neto, um dos seus autores. Seus idealizadores montaram inclusive uma página na internet para divulgá-lo (www.geocities.com/projetogirus). "O conceito pode ser aproveitado em empilhadeiras para transporte dentro de indústria ou para carregar materiais em áreas perigosas", explica Alfredo. O Girus é um protótipo acionado por dois motores elétricos e muitas baterias. Por enquanto, anda 20km/h e gasta mais tempo para recarregar (seis horas) do que andando (quatro horas). Já o VLD (Veículo Limpador de Dutos) é um tratorzinho também comandado por joystick, que aciona uma escova de limpeza na ponta e carrega uma câmera para filmar o duto de ar-condicionado antes e depois de sua passagem. "O nosso próximo passo é tentar patentear o projeto e, depois, melhorar o protótipo", explica Dirceu Vieira Júnior, um dos autores do projeto.




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