Setecidades Titulo
Escolas vão receber
14 mil nas férias
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
01/07/2011 | 07:46
Compartilhar notícia


A região vai manter aproximadamente 14 mil crianças do Ensino Infantil nas escolas durante o período de férias. Das sete cidades, quatro vão permanecer com unidades abertas para atender os pais que trabalham.

Por outro lado, os 7.400 alunos das creches municipais e conveniadas de São Bernardo e os de Mauá - não informou o número - vão ficar em casa entre os dias 11 e 22. Rio Grande da Serra não respondeu.

Os estudantes de Santo André entram em férias na terça-feira e retornam dia 27. Das 5.461 crianças, cerca de 2.068 serão atendidas com atividades recreativas em 25 das 27 creches municipais. Nesse período haverá brincadeiras, teatro de fantoche, música e sessão de cinema, entre outras atividades.

Para a cabeleireira Érica Vieira, 29 anos, é um alívio saber que a filha de 1 ano e 4 meses vai frequentar a creche em julho. "Ela se adaptou muito mais rápido na creche do que com as vizinhas. Para ela é um segundo lar, onde tem toda a atenção dos professores, além das outras crianças, com quem pode brincar", disse a moradora do Sítio dos Vianas, que trabalha das 9h às 20h.

Além da creche, ela conta com a ajuda de uma vizinha, que pega a menina na saída da escola e fica com a criança até que ela chegue do trabalho. "Levo às 7h30, mas ela busca entre 17h, 17h30, e fica até eu sair do salão."

A babá Selma Brito, 29, tem apenas 15 dias de férias, e nem sempre consegue conciliar com o período de recesso escolar da filha de 1 ano e 7 meses. "Fico tranquila ao saber que tem as atividades recreativas. Em período de férias, é muito difícil encontrar alguém para ficar com minha filha. Como babá, sei da dificuldade", comentou a moradora do Sítio dos Vianas.

Separada do marido, ela trabalha na Vila Assunção, em Santo André, das 8h às 18h. "O pai a pega e fica me esperando. Se vou me atrasar, ela fica com uma vizinha até eu chegar", explicou a babá, que leva quase uma hora para fazer o trajeto entre o trabalho e sua casa.

Os alunos de São Caetano entram em recesso escolar entre os dias 18 e 31. A estimativa é que 90% dos 3.398 alunos do Ensino Infantil do período integral devem ser atendidos nas 37 unidades.

A administração informou que todas as unidades ficarão abertas, e os professores e auxiliares vão oferecer atividades recreativas com conteúdo educacional.

Para o empreiteiro do bairro Santo Antonio Cleriston dos Santos Silva, 28, a possibilidade de deixar as crianças na escola em período de férias é importante.

"Nem sempre dá para conciliar com o trabalho. Se a escola oferece essa possibilidade, os pais que trabalham não precisam recorrer a familiares e amigos para deixar os filhos", disse o empreiteiro, que tem um menino de 2 anos e uma menina de 7 meses, que ficam das 7h às 16h50 na escola.

As creches municipais de Diadema, que atendem 2.952 crianças de zero a 5 anos, e as conveniadas, com outras 4.174 da mesma faixa etária, ambas em período integral, vão funcionar nas férias, entre os dias 11 e 22. A administração esclareceu que ficará a cargo dos pais a decisão de levar os filhos.

Em Ribeirão Pires, o recesso escolar será entre os dias 11 e 25. Porém, as 12 escolas municipais de período integral, que atendem 1.715 crianças, funcionarão normalmente.

A Secretaria de Estado da Educação informou que cada escola tem seu calendário, mas que deve cumprir os 15 dias de recesso escolar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;