Setecidades Titulo
Fundaçao testa remédio inédito contra gripe
Valéria Cabrera
Da Redaçao
15/05/1999 | 17:39
Compartilhar notícia


Um medicamento inédito no mundo começará a ser testado até o fim de junho pelo setor de pneumologia da Faculdade de Medicina da Fundaçao do ABC, em Santo André. Trata-se de um remédio para combater o vírus da gripe. Atualmente, existem apenas medicamentos que combatem os sintomas que a gripe provoca, como dor de cabeça, mal-estar e febre.  

O médico Elie Fiss, professor adjunto de pneumologia da faculdade, explicou que a gripe provocada pelo vírus Influenza será monitorada em pacientes do ambulatório de pneumologia da faculdade e do Pronto-Socorro do Centro Hospitalar de Santo André e apresentarem os sintomas da gripe.  Segundo ele, quando for confirmado que há uma epidemia de gripe, o remédio começará a ser aplicado em pessoas que concordarem em ser voluntárias da pesquisa.  

O número de pessoas que vao participar do teste nao é definido. É necessário pelo menos 25 voluntários para que a pesquisa possa ser feita. Para ser voluntário, o interessado tem de assinar um termo de consentimento. Ele nao recebe nem paga nada para participar dos testes.  

De acordo com o pneumologista, o medicamento, que é um comprimido, tem de ser tomado duas vezes ao dia durante cinco dias seguidos. "Será importante que a pessoa siga corretamente as instruçoes de uso para que o teste possa dar resultado."  

Outros hospitais do Brasil e da América Latina também estarao testando o novo medicamento a partir de junho. Segundo Fiss, o remédio que combate o vírus da gripe é importante porque a doença pode causar complicaçoes graves, como pneumonia e sinusite, principalmente em crianças e pessoas idosas.  "O remédio pode diminuir a incidência de complicaçoes ou diminuir sua intensidade." Ainda nao há previsao de quando o medicamento chegará ao mercado.  

Outro fator importante para que se descubra um remédio eficiente para a gripe, segundo Fiss, é que os pesquisadores da doença no mundo todo prevêem que vá acontecer outra epidemia como a de gripe espanhola, que matou milhares de pessoas no início do século. "Isso por causa das mutaçoes do vírus da gripe." Segundo ele, até hoje nao temos um medicamento eficiente para combater a doença. 

Pneumonia - O setor de pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC também está testando um antibiótico contra a pneumonia. O medicamento, de última geraçao, também é inédito no mercado.  

Pessoas com a doença e interessadas em participar podem procurar o ambulatório de pneumologia da faculdade (avenida Príncipe de Gales, 821, bairro Príncipe de Gales, Santo André) até o fim do mês. Existem mais cinco vagas para voluntários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;