Setecidades Titulo
Idoso recebe vacina contra gripe
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
22/04/2001 | 19:10
Compartilhar notícia


A Campanha de Vacinação do Idoso (contra a gripe) começa nesta segunda-feira em todo o país e vai até o dia 4 de maio. Além da vacina antigripal – indicada para todas as pessoas com 60 anos ou mais – o idoso poderá receber vacinas contra a difteria, tétano e pneumonia.

Na região, todas as cidades participam da campanha. Apenas em Rio Grande da Serra a vacinação irá se estender até o dia 11 de maio. “Com o feriado do dia 1º de Maio e o aniversário da cidade, no dia 3, o atendimento seria prejudicado”, disse o secretário de Saúde do município, Luís Carlos Gazzete.

Rio Grande da Serra pretende vacinar 1,8 mil pessoas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, com excessão da Central. Para as pessoas que não podem se locomover, basta marcar horário pelo telefone (4820-1305) e uma equipe irá aplicar o medicamento em casa.

Mauá também irá realizar paralelamente à campanha de vacinação – que deve atingir 15 mil idosos – trabalho de prevenção ao câncer bucal nas USFs que prestam atendimento odontológico. Das 20 USFs da cidade, apenas três não podem fazer prevenção ao câncer bucal – Vila Carlina, Capuava e Jardim Itapark.

Em Santo André, todas as 27 UBSs vão aplicar a vacina, além do Centro de Especialidades e a Caixa de Pensões. As pessoas que têm dificuldade de locomoção podem se cadastrar nos postos de saúde para receber o medicamento em casa. A cidade recebeu 59 mil doses da vacina antigripal.

Todas as UBSs de São Caetano e Ribeirão Pires participam da campanha. São Caetano mantém há três anos a média de vacinação de 17 mil pessoas. Ribeirão Pires pretende imunizar cerca de 7 mil idosos.

Em São Bernardo, todas as UBSs vão imunizar 45 mil idosos contra a gripe. Do dia 7 a 11 de maio, todas as pessoas com mais de seis meses de idade que estiverem em grupos de risco – portadores de doenças renais, metabólicas e hepáticas, com anemia falciforme, imunodeprimidos e profissionais da saúde – poderão receber a vacina antigripal nas UBSs do município.

Diadema deve vacinar 12 mil idosos nas UBSs da cidade, com excessão da unidade do Jardim das Nações. Todas as cidades, menos Rio Grande da Serra, irão aplicar a vacina no dia 28 de abril. Os idosos devem levar algum documento de identificação e a carteira de vacinação, se possível.

A vacina contra pneumonia será dada àquelas pessoas que estão em hospitais, casas de repouso e asilos. As doses contra difteria e tétano serão aplicadas nos idosos que não foram imunizados nas últimas campanhas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;