Cultura & Lazer Titulo
Ação entre 'hermanos'
Sara Saar
Especial para o Diário
04/05/2009 | 07:06
Compartilhar notícia
Divulgação


O Centro Cultural São Paulo receberá, a partir de hoje, a 4ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo que traz mais de 200 artistas entre 12 companhias. Além de sete montagens brasileiras, participam Peru, Uruguai, México, Bolívia e Argentina; cada país com um espetáculo.

Com o tema Tradição e Atualidade, a mostra é palco para grupos antigos como o El Galpón, de Montevidéu, Uruguai, que completa 60 anos de trajetória; e recentes como A Tropa do Balaco Baco, de Pernambuco. "Queremos discutir como a tradição se mantem viva e como a renovação atinge a maturidade", explica o organizador Ney Piacentini, presidente da Cooperativa Paulista de Teatro.

Além de integrar o calendário cultural de São Paulo, a ideia é fazer um intercâmbio de experiências entre as companhias da América Latina e fornecer elementos de reflexão crítica para o público.

O Grupo Cultural Yuyachkani, de Lima, Peru, abre as apresentações com o espetáculo El Último Ensayo, na sala Jardel Filho, às 18h de hoje. Com direção geral de Miguel Rubio e sete atores em cena, a peça traz artistas que resgatam o repertório de uma cantora que foi sucesso internacional ao longo do século 20.

Esta edição também recebe duas encenações em espaço não-convencional: a rua. Uma delas é da Brava Companhia, uma das ganhadoras do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro em 2008 e primeiro grupo de São Paulo a participar da mostra.

Com direção e dramaturgia de Fábio Resende, o elenco apresentará, às 21h de amanhã, na sala Adhemar Guerra, a montagem A Brava, baseada na história da heroína francesa Joana D'Arc. O espetáculo propõe uma reflexão sobre os rumos de cada indivíduo e a postura frente às consequências das escolhas.

A seleção dos grupos também foi feita por meio da indicação de críticos e visitas da Cooperativa a festivais e sedes das companhias, além de contar com uma carteira de parceiros.

Segundo Piacentini, o evento ainda busca reverter o processo de mercantilização da cultura, cujo acesso é garantido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pela Constituição Brasileira. "Cultura é como saúde e educação, o seu retorno é para o bem-estar social e não para o bolso dos produtores", defende.

A programação completa da 4ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo pode ser conferida no site do Centro Cultural São Paulo (www.centrocultural.sp.gov.br). (Supervisão Melina Dias)

4ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo - De hoje a domingo, em diversos horários. No Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1.000, São Paulo. Tel.: 3397-4000. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;