Setecidades Titulo
Cai número de roubos e furtos de veículos
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
31/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Não foram só os homicídios dolosos que fomentaram a criminalidade no Grande ABC em 2008. Os crimes contra o patrimônio também fizeram parte do cenário de violência urbana da região e provocaram prejuízos aos moradores. Porém, houve pequena redução no número de roubos de veículos nas sete cidades.

 Na média, o Grande ABC registrou redução de 4,51% no número de veículos levados por assaltantes. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Mauá liderou o ranking positivo da diminuição entre carros roubados, com 8,29%.

 O delegado seccional Luiz Carlos dos Santos lembra que seguradoras já diminuíram valor de apólices por conta da melhora nos índices de Santo André, por exemplo. "Essa é uma boa notícia", diz.

 Números decrescentes entre furtos gerais e roubos de veículos são também um alívio para a cidade onde mais se mata no Grande ABC. Santo André teve redução de 6,87% e 5,85% nos dois itens, respectivamente. A diminuição traz resultados que vão além da satisfação por não ter mais o desprazer de ver um objeto de valor levado por criminosos.

 No topo dessa modalidade criminosa permanece São Caetano, em números relativos. São 1.107,28 furtos e roubos de veículo para cada 100 mil habitantes. A cidade é uma das mais motorizadas do País.

 Os roubos nas sete cidades cresceram 11,88% em relação aos mesmos 12 meses de 2007. Ribeirão Pires registrou o maior crescimento. Foram 40,99% mais casos em 2008 do que em 2007. Porém, a cidade ainda está longe de ser aquela que conta com o maior número proporcionalmente ao tamanho da população. O título negativo cabe a Diadema, com 977,24 para cada 100 mil habitantes.

 Se sofre com os homicídios, Santo André tem um motivo para comemorar - ou se preocupar menos. Foi o município com a menor variação entre o número de roubos praticados entre 2007 e 2008. O crescimento de 3,89%, porém, foi o suficiente para manter a cidade na vice-liderança do ranking proporcional. São 905,52 roubos por 100 mil habitantes.

 O poder aquisitivo da população coopera para manter São Caetano também na liderança dos furtos. São 1.316,25 para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro do que Mauá (633,62).

 A delegada seccional de São Bernardo - que responde também por São Caetano -, Elaine Pacheco, diz que tem empregado ações para atacar a prática de roubos contra o patrimônio. Isso deverá se refletir já nas próximas estatísticas, na sua opinião. "Já desmantelamos recentemente uma quadrilha de roubo a residências."

 ESTADO - Os números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo como um todo são mais favoráveis do que aqueles registrados no Grande ABC. A quantidade de homicídios dolosos, por exemplo, sofreu uma redução de 10,04% em relação a 2007. São 10 assassinatos por 100 mil habitantes, menos do que a metade da média nacional (24,5). O patamar é considerado ‘aceitável' pela Organização Mundial de Saúde.

 Os roubos de veículos também caíram. A redução foi de 13,41% em relação a 2007. Seguindo a mesma tendência, os furtos sofreram queda de 7,45% sobre o ano anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;