Setecidades Titulo
Faculdade de Medicina tem atendimento para diabéticos
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
06/07/2003 | 18:54
Compartilhar notícia


A Faculdade de Medicina ABC, em Santo André, abriu um ambulatório especializado no tratamento de diabete, o primeiro da região. No local, o portador da doença recebe acompanhamento gratuito, coordenado por estudantes do curso de Medicina e professores da área de endocrinologia que trabalham como voluntários. A única despesa que o paciente tem é com medicamentos como insulina e outros ministrados quando a doença se manifesta de maneira mais severa.

O ambulatório está em funcionamento desde o último dia 26 e, segundo os profissionais que atuam no projeto, a procura por tratamento no espaço ainda está abaixo do esperado. Não há lista de espera. Na quinta-feira passada, por exemplo, apenas dois pacientes tinham consulta agendada no ambulatório – o espaço tem capacidade para quatro atendimentos diários. “Com o tempo, o trabalho do ambulatório será difundido e a procura deverá aumentar”, disse Leonardo Bernal, 24 anos, um dos estudantes que atendem no espaço.

No ambulatório, o paciente passa por uma ampla avaliação. A bateria de exames inclui avaliação física, teste de glicemia e controle de pressão arterial, além de outros mais complexos, como curva glicêmica, colesterol e creatinina. “O paciente consegue levar uma vida normal quando identifica a doença em sua fase inicial e a administra corretamente”, afirmou o presidente da Associação de Diabete do Grande ABC, Márcio Krakakuer.

Entre os principais cuidados que o diabético deve ter, segundo Bernal, estão a mudança de hábitos alimentares e a prática constante de exercícios físicos leves. Uma simples caminhada diária é suficiente para contribuir na administração da diabete. Em baixa intensidade, o exercício físico é capaz de sensibilizar o pâncreas a produzir insulina. Em relação a alimentação, é desaconselhável o consumo de doces em excesso. “Mas isso não quer dizer que o diabético não poderá mais comer doces. Esse tipo de alimento, assim como qualquer outro, deve ser consumido de maneira racional”, disse Krakakuer.

Serviço – As consultas no ambulatório de diabete podem ser agendadas por meio do telefone 4993-5400. O atendimento é feito às quintas-feiras, das 12h às 14h, no Ambulatório de Especialidades (anexo 2) da Faculdade de Medicina do ABC, que fica na avenida Príncipe de Gales, 821, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;