Setecidades Titulo
S.Bernardo abre centro para o tratamento de câncer
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
27/06/2001 | 22:02
Compartilhar notícia


O primeiro Cacon (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) do Grande ABC será inaugurado nesta quinta, às 16h30, três meses após a data prevista inicialmente. O centro vai funcionar nas dependências do Hospital Anchieta, em São Bernardo, e dará assistência integral ao paciente com câncer. O atendimento ao público começa na segunda-feira.

De acordo com informações do diretor geral do hospital, Shiguero Harada, o Cacon irá gerenciar todos os procedimentos relacionados a pacientes de câncer, desde o diagnóstico até o acompanhamento clínico, fase que inclui quimioterapia.

O Cacon foi criado por meio de convênio entre a Prefeitura de São Bernardo e a Fundação do ABC, entidade mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC, com sede em Santo André, e vai atender pacientes das sete cidades da região.

Segundo Harada, o objetivo é evitar que pacientes do Grande ABC tenham de buscar tratamento em São Paulo. Atualmente, cerca de 250 doentes por mês são encaminhados para a capital. Esses pacientes, de acordo com Harada, terão prioridade de atendimento no início do funcionamento do Cacon.

O Hospital Anchieta passou por obras estruturais para receber o Centro de Alta Complexidade em Oncologia. Foram investidos R$ 142 mil na reforma do espaço de 160 m² onde foram instalados os equipamentos. A Associação Projeto Crescer, de Santo André, doou R$ 57 mil para compra de parte de equipamentos para realizar diagnósticos e prevenção.

O espaço, com capacidade para atender a seis pacientes simultaneamente, foi dividido em dois consultórios, um médico e outro de enfermagem. Há também sala para preparo de medicação e outra para aplicação de quimioterapia.

A equipe responsável pelo Cacon será formada por três médicos especialistas em oncologia, dois psicólogos, dois farmacêuticos, um nutricionista, um assistente social, um enfermeiro e quatro auxiliares de enfermagem. Todos os profissionais são da Faculdade de Medicina do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;