Economia Titulo
Lojas Americanas abre unidade em Santo André
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/12/2002 | 22:35
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Uma loja tradicional em Santo André e que por muito tempo foi uma das âncoras do comércio de rua do Centro voltou ao município, agora dentro de um shopping center. Por 39 anos com estabelecimento na rua Coronel Oliveira Lima, que foi fechada em 1997 devido a dificuldades na renegociação do aluguel, a Lojas Americanas inaugurou nesta terça-feira instalações no Shopping ABC.

A companhia investiu R$ 2 milhões na filial, que é a de número 104 da rede. A unidade tem 1,9 mil m² de área de venda e gerou 50 empregos diretos e 40 terceirizados. O superintendente de expansão da rede, Paulo Augusto Rabelo Alves, espera obter R$ 2 milhões de faturamento em dezembro na loja, aproveitando as vendas de Natal. O retorno do investimento está previsto para cinco anos.

Os contatos para que a empresa retornasse a Santo André se iniciaram após o fechamento da unidade do Sé Supermercados do shopping, há cerca de três meses. "Tivemos de buscar algo à altura e ouvíamos os clientes reclamando da perda que significou o fim da loja na Oliveira Lima. Uniram-se os dois interesses, dessa volta à cidade e de termos uma nova âncora", disse o superintendente do centro de compras, Antônio Carlos Ferrite.

O executivo da rede varejista também disse que havia um apelo para a instalação novamente no município. "Sempre tivemos um público muito fiel na cidade, recebíamos muitos telefonemas pedindo para que voltássemos", afirmou. Surgiu a oportunidade. "O local é excelente, o empreendimento é completo e bem estruturado". Atualmente, 55% de suas unidades estão em shoppings.

Para Alves, o Grande ABC tem forte potencial, já que há uma massa de clientes muito grande. A companhia, que já tem duas filiais em São Bernardo, vem em crescimento. No terceiro trimestre atingiu R$ 18,4 milhões de lucro líquido, 47,2% mais que em igual período de 2001. "O segredo é ajustar estoques e ter controle de compras. Há mais de três anos buscamos ajustar essas variáveis."

A empresa existe desde 1929 e busca atingir tanto faixas de renda mais baixas quanto altas, com seus mais de 40 mil itens, que vão de brinquedos, perfumaria e lingerie a CDs. "O público de renda baixa gosta de coisas boas, com preços justos e o de rendimento mais alto quer entrar em um local bonito e ter bom atendimento. Passamos por várias crises, que levaram grandes varejistas e estamos conseguindo resistir", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;