Setecidades Titulo
Imes dá bolsa de estudos em troca de trabalho social
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
10/08/2002 | 16:35
Compartilhar notícia


Mensalidades atrasadas em troca de ação voluntária dos alunos. Essa regra de compensação foi adotada há três anos pela pró-reitoria comunitária do Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano), com o Programa de Apoio a Entidades Sociais, e começa a ganhar cada vez mais adesão.

No ano passado, foram realizados 60 projetos por 162 alunos; neste ano, 158 estudantes já auxiliam 97 entidades no Grande ABC e na capital. A iniciativa resultou em ações que ultrapassam o aspecto financeiro e fazem com que muitos dos estudantes vistam a camisa dos projetos assistenciais, após o término do projeto.

Segundo o pró-reitor comunitário e de extensão da instituição, Joaquim Celso Freire Silva, para este ano foi estipulada uma quota total de 500 mensalidades a serem abatidas. O benefício é aberto a alunos a partir do segundo ano de qualquer um dos cursos oferecidos pela instituição e que residam em outros municípios. O novo período de inscrições acontecerá até setembro.

“Os alunos se inscrevem no Diretório Central dos Estudantes (DCE), onde passam por um processo de triagem com assistentes sociais para comprovar a dificuldade financeira. Ao serem aprovados nesta etapa, apresentam o projeto social que pretendem desenvolver”, explicou. No máximo, são abatidas três parcelas por trabalho.

As atividades podem ser divididas em três segmentos. “Uma das opções ao candidato é realizar uma atividade relacionada ao campo de ação de sua faculdade ou fazer algo ligado a suas competências especiais, como pintura ou música; por último, apoiar necessidades emergenciais de uma instituição. Um exemplo seria auxiliar na recuperação física de um edifício”, disse Silva.

O presidente do DCE, Carlos Lourenço do Vale, 38 anos, avalia que houve uma ampliação do auxílio financeiro aos estudantes na instituição. “Mas o que é mais gratificante nesse processo é que muitos alunos, no primeiro momento, se interessam pela bolsa, mas depois continuam o trabalho pelo prazer de ajudar.”

A experiência do estudante do 5º ano de Direito Nilson Roberto Simone, 25 anos, revelou um lado social que até então não havia exercitado e que vai além do abatimento de duas mensalidades. “Desde o dia 29 de junho, passo os meus sábados na Associação dos Amigos do bairro São José (em São Caetano), para prestar assistência jurídica.”

Os colegas do 2º ano do curso de Jornalismo Fernanda Cressoni, 18 anos, Andreza Rodrigues, 19, Átila Carvalhães, 22, e André Brambilla, 22, do curso de Administração, aproveitaram as férias para arrecadar alimentos e roupas para crianças carentes em situação de rua atendidas por uma entidade de Santo André. “Essa iniciativa ajuda a desenvolver a nossa solidariedade. Agora penso em realizar outro projeto, na escola especial onde meu irmão estuda”, disse Fernanda.

A doação de livros didáticos foi o projeto desenvolvido pela aluna do 5º ano de Direito Mercedes Gonzalez Casquero Polivel, 49 anos. “Dividi o material que foi doado ao DCE por uma escola de Mauá, para quatro entidades assistenciais. Para mim, foi um prazer dar um destino útil a esses livros”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;