Economia Titulo
Pesquisa da Philip Morris ressalta ‘benefícios’ econômicos do tabaco
Das Agências
16/07/2001 | 15:35
Compartilhar notícia


A empresa norte-americana do tabaco Philip Morris confirmou nesta segunda-feira a existência de uma pesquisa que ressalta os benefícios econômicos do tabaco para as finanças públicas da República Tcheca, especialmente porque os fumantes morrem mais jovens. A empresa afirma, no entanto, que não se trata de apresentar o tabagismo de maneira positiva.

A pesquisa, divulgada esta segunda-feira pelo jornal Wall Street Journal, foi realizada pela empresa 'Arthur D. Little International' para a Philip Morris e tenta demonstrar que o tabagismo pode ter efeitos positivos para as finanças públicas tchecas, graças aos impostos e também "graças à economia feita em matéria de cuidados médicos por causa da mortalidade prematura".

"De maneira alguma existe a intenção da Philip Morris de apresentar o tabagismo de maneira positiva, seja para uma pessoa ou para um governo", afirmou Rémi Calvet, assessor de comunicação da Philip Morris na Europa, Oriente Médio e África, que trabalha em Lausanne (Suíça).

Calvet reconheceu que a elaboração do informe, divulgado ao público pela Philip Morris, segundo disse, "efetivamente pode parecer muito chocante".

O informe calcula que a morte prematura de fumantes permitiu ao governo tcheco economizar entre 943 milhões e 1,19 bilhão de coroas (entre 24 e US$ 30 milhões) em assistência médica, aposentadorias e geriatria em 1999.

No total, ao levar em consideração as contas dos gastos associados ao tabagismo e o que se deixa de ganhar (em impostos e gastos de consumo), o governo tcheco obteve um lucro líquido de 5,8 bilhões de coroas (US$ 147 milhões) em 1999.

Segundo Rémi Calvet nesta pesquisa, uma espécie de instrumento de trabalho para a empresa, tinha como objetivo ser um ponto de referência econômico, pois recentemente as autoridades tchecas acusaram a indústria do tabaco de pesar nas finanças públicas.

"Não se trata de maneira alguma de entrar em polêmica", acrescentou o representante da empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;