Setecidades Titulo
Eles cuidam do sorriso das crianças da região
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
08/02/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


Antes de Fábio Assis, 18 anos, conhecer os Dentistas do Bem, ele achava chato sorrir para alguém. "Com os dentes tortos é ruim", explicou. "Agora minha autoestima melhorou." Morador do bairro Eldorado, em Diadema.

Fábio teve todo o tratamento dental gratuito na clínica onde as irmãs Carolina Clausson e Glauce Clausson Bitolo atendem, na Chácara Inglesa, em São Bernardo. "Nós temos obrigação de prestar todo o atendimento que a pessoa necessite. Se ela precisar de alguma especialidade que nós não temos, devemos encaminhar para alguma clínica que tenha - como aqui nós temos todas, o tratamento é completo", explicou Carolina, dentista voluntária.

O projeto Dentistas do Bem conta com o trabalho voluntário de profissionais que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, por meio de triagem entre crianças de 5ª a 8ª séries em escolas da rede pública.

A seleção é feita com a aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e as mais próximas do primeiro emprego. O programa conta com mais de 3.000 voluntários no Brasil - 300 apenas no Grande ABC. Primeiro voluntário da região, o dentista Cristiano Schroeder abraçou a causa há sete anos. "É uma pequena retribuição a tudo que a odontologia já me deu."

Para quem já tem mais de 18 anos e se preocupa com a saúde dos dentes, é importante saber que há um programa federal cujo objetivo é atender a essa demanda, o Brasil Sorridente. A proposta é oferecer tratamento odontológico gratuito aos brasileiros.

Todos os municípios da região possuem UBSs, mas apenas São Caetano, São Bernardo e Mauá souberam informar quantas dessas unidades possuem atendimento odontológico. Ao todo foram quase 300 mil atendimentos em 2010, realizados em 49 postos nas três cidades.

Associação tem tratamento a custo mais baixo no ABC 

A sede regional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), em São Caetano, realizou em 2010 mais de 5.000 atendimentos. Além de ser uma entidade de classe, a APCD oferece atendimento odontológico gratuito à população por meio dos cursos que realiza na sua EAP (Escola de Aperfeiçoamento Profissional), além de pronto-socorro odontológico 24 horas.

Segundo o presidente da entidade, Antonio Francisco David, na maioria dos tratamentos é cobrado apenas o custo dos materiais utilizados. Ele contou que serviços mais procurados são o de ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial e implantes dentários. "A procura é tamanha que tivemos no ano passado mais de 1.500 inscritos à espera de tratamento odontológico."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;