Cultura & Lazer Titulo Literatura
O que tem valor?

Ilustradores Gilmar e Fernandes
lançam livro sobre crise existencial

Miriam Gimenes
05/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Conhecida como Síndrome da miséria senil ou síndrome de Diógenes, a acumulação compulsiva é uma patologia preocupante. Caracteriza-se pelo recolhimento obsessivo de objetos – na sua maioria sem utilidade – e na dificuldade em descartá-los. Os detentores dessa prática tentam, de alguma forma, preencher o vazio existente na vida deles e acabam por perder a noção de espaço, limpeza e, principalmente, organização das coisas.

Foi exatamente isso que acometeu o senhor Flagelino, personagem principal do HQ Efeito Ferrugem (Sesi Editora, 60 páginas, R$ 29, em média), dos ilustradores Fernandes e Gilmar, que será lançado amanhã, a partir das 15h, na Ugra Press (Rua Augusta, 1.371), em São Paulo.

Após perder a mulher Laurinda, que preenchia totalmente sua vida, o senhor vê cair da alça do caixão da amada um parafuso e entra, literalmente, ‘em parafuso’. “Fiz uma crônica para o Diário uma vez sobre acumuladores, porque tinha um cara em Avaré (sua cidade natal) que andava pelas ruas de bicicleta recolhendo parafusos”, lembra Fernandes.

Ele, então, contou a história para Gilmar e o desafiou a andar por um quarteirão e ver quantos parafusos existem nas ruas. “Ele achou dois. Tem muitos, é que não costumamos prestar atenção”, diz Fernandes. Gilmar topou ir a fundo na trama sobre o senhor e aperfeiçoou o conto, tanto em texto quanto em ilustrações. O trabalho demorou dois anos para ser finalmente concluído.

Neste ‘período’, seu Flagelino viu sua casa virar um depósito de parafusos e só após um acidente se deu conta que o único parafuso que faltava seria o que o tiraria daquela atmosfera enferrujada. “Vale para o leitor refletir o que realmente é útil em sua vida”, finaliza Fernandes. Bela metáfora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;