Setecidades Titulo
Feira literária reúne adultos e crianças em São Bernardo
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
07/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo com o movimento ainda discreto, quem passou ontem pela 1ª Feira Literária de São Bernardo notou que a maioria dos visitantes não era mais de turmas uniformizadas. O evento continua recebendo crianças, mas agora acompanhadas pelos pais, tios e avós, que apostam no incentivo à leitura desde cedo.

"Depende muito da educação que se tem em casa", disse o gerente de vendas, Jordão Franscisco, 36 anos, pai de Valentina, 3, e Heitor, 2. Ele e a esposa fazem questão de ler histórias aos filhos. A mãe, a professora Mariana Francisco, 31, logo tratou de levá-los à biblioteca especial para bebês. "Eles podem até tocar no livro. Isso é ótimo."

Na casa da professora Roberta Marini, 35, há inclusive uma minibiblioteca, onde os filhos Juan, 7, e Iker, 4, se divertem. "Os meus livros favoritos são os de bichos e dinossauros", disse o mais velho. Já a coleção da vendedora Fabiana Andrade, 27, é antiga. "Minha mãe sempre teve vários livros e agora disponibilizo isso para a minha filha." Carolina, 4, adora histórias de princesas.

A previsão de que a Felit receberia mais famílias no fim de semana foi feita pela secretária geral do evento, Elisabeth Serra. "É bonito ver pais e filhos trocando livros e aproveitando o espaço. Tudo foi feito para que o clima seja mesmo de leitura", explicou.

O silêncio da Felit é quebrado apenas pelas contações de histórias e leituras de obras. De longe, era possível identificar uma voz conhecida da televisão durante as atividades de ontem. A atriz Vera Holtz deu vida às histórias de Bartolomeu Campos de Queirós, que aproveitou a Felit para lançar o livro Vermelho Amargo, que conta como foi a infância do autor.

Vera contou que se apaixonou pelas histórias de Bartolomeu assim que as leu pela primeira vez. "Tem poesia, filosofia, generosidade e falam muito de família. Também é bacana a quantidade de ilustradores que participam. O conjunto fica lindo", comentou Vera. Para Bartolomeu, foi uma honra tê-la como narradora e é sempre bom participar de feiras como a Felit. "Tudo o que divulga a leitura é importante."

Encontro com autores e lançamentos são atrações deste domingo - A Felit continua a todo vapor até domingo (dia 14) no Pavilhão Vera Cruz (Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856), em São Bernardo. Para este domingo, estão programadas cinco leituras, como a do livro Palhaço, Macaco, Passarinho; nove encontros com autores, como Zetho Gonçalves e Maria Celestino de Angola; sete lançamentos, inclusive, de história em quadrinhos sobre Hamlet, de William Shakespeare. As atividades serão realizadas das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 21h, no fim de semana. A entrada é gratuita. Para mais informações acesse www.educacao.saobernardo.sp.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;