Setecidades Titulo Concurso
Criatividade é essencial no Desafio

Para se destacar e garantir prêmios do concurso, alunos trabalham tema de forma inovadora

Nelson Donato
Especial para o Diário
01/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Apesar da crise hídrica e das constantes campanhas para que se diminua o consumo de água, a falta de conscientização da população continua sendo um entrave. Com esse contexto em mente, os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Bartolomeu Bueno da Silva, situada na Rua Maranhão, no bairro Santo Antônio, em São Caetano, participaram ontem do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, que neste ano aborda o tema Água Não Nasce na Torneira.

Por ser assunto recorrente, é preciso soltar a imaginação para se destacar. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental Ingrid Húngaro dos Prantos, 14 anos, decidiu humanizar a sua redação e tratou a água e a natureza como pessoas. “Quis falar da preservação como se estivéssemos falando da gente. Ressaltei a relação entre a água e a natureza também, que seria de mãe e filha.” Questionada sobre a importância do concurso literário, ela foi taxativa. “Acho que além de treinar nosso texto, paramos para pensar sobre o assunto.”

Colega de Ingrid, a aluna Ana Paula Barbosa Donato, 14, lamenta que após tantas provas de que um dia a água irá acabar, a população ainda não tenha se conscientizado sobre o uso correto do recurso. “Acho o tema do Desafio de Redação bem interessante, mas é uma pena que novamente tenhamos que escrever sobre o assunto por causa das pessoas que insistem em desperdiçar água. Por isso, no meu texto, falei sobre a economia de água.”

A coordenadora pedagógica da instituição, Maria Isabel Padovan, ressalta a importância do concurso literário para a formação dos estudantes. “Na minha opinião, esse tipo de desafio é infinitamente importante. Além de incentivar os alunos com as premiações, estimula a análise e a reflexão do tema.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;