Cultura & Lazer Titulo
Livro reúne mil frases ditas no calor da hora
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
14/01/2002 | 18:41
Compartilhar notícia


A espontaneidade proporciona excelentes declarações. Algumas, de brasileiros e estrangeiros, foram reunidas por Laert Falci e Denise Falci no livro Mil Frases de Famosos e Quase Famosos (Navegar, 160 págs., R$ 23), que será lançado às 19h desta terça na Fnac (r. Pedroso de Moraes, 858. Tel.: 3097-0022), em São Paulo.

Os autores, que acreditam que os melhores pensamentos são os que saem sem pensar, selecionaram frases de impacto, verdadeiras e ditas no “calor” de uma situação. As falas estão no livro fora de seus contextos originais e sem as datas em que aconteceram. É apenas informado de que veículos foram extraídas.

A declaração do psicólogo da Seleção Brasileira de futebol de 1958, identificado como doutor Carvalhaes, pode não ser muito bem recebida nos tempos atuais: “Garrincha não tem responsabilidade e maturidade para jogar uma Copa do Mundo”. Já a jogadora de vôlei Ana Paula é inserida em uma guerra dos sexos por ter dito: “A parte do corpo que todo homem deveria malhar é o cérebro”. A roqueira Rita Lee se rendeu à modernidade: “Pra mim a internet é tão necessária quanto minha escova de dente”.

Nem sempre as palavras são favoráveis ao locutor. Entre os traídos pela própria língua está o presidente Fernando Henrique Cardoso: “Todos os dias leio todos os jornais para saber o que penso”. FHC aparece também como assunto. “Eu preferia o presidente quando ele era ateu”, é a frase do bispo Mauro Morelli.

O trabalho para reunir as mil pérolas durou dez anos. Muitas são importantes pensamentos de celebridades. Tais como “A morte de uma nação começa sempre pelo apodrecimento de sua língua”, de Olavo Bilac, e “É mais fácil desintegrar um átomo do que acabar com um preconceito”, de Albert Einstein.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;