Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Corte alemã decide a favor do programa OMT do BCE



21/06/2016 | 05:49


A mais alta corte da Alemanha decidiu hoje a favor do programa Operações Monetárias Completas (OMT, na sigla em inglês) do Banco Central Europeu (BCE), encerrando anos de questionamento legal.

A decisão, que foi anunciada pela corte constitucional alemã, era amplamente esperada. No mercado de câmbio, o euro teve reação contida ao anúncio. Às 5h47 (de Brasília), a moeda comum europeia avançava a US$ 1,1338, de US$ 1,1309 no fim da tarde de ontem.

O OMT foi anunciado em setembro de 2012, no auge da crise da dívida da zona do euro, em meio a temores de que o bloco poderia se desintegrar e semanas depois de o presidente do BCE, Mario Draghi, prometer fazer "o que fosse necessário" para proteger o euro. Embora nunca tenha sido utilizado, a existência do programa, que prevê compras ilimitadas de bônus pelo BCE, ajudou a tranquilizar os mercados financeiros.

No ano passado, o Tribunal de Justiça Europeu já havia considerado o OMT compatível com as competências de política monetária do BCE. Fonte: Dow Jones Newswires.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;