Memória Titulo História
Barcelona dos duendes e das fadas
Ademir Medici
07/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Memória arrisca-se a dizer que o grupo de estudantes da Faculdade de Comunicação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) que nos apresentou vídeo sobre o bairro Barcelona é autor da primeira fábula histórica do Grande ABC. Uma bela e elucidativa fábula, que fala de duendes e fadas que se encontravam na Padaria Canoa para o café.

A fala ganha desenhos verdadeiramente mágicos de Amanda Tambory. Queremos conhecer e entrevistar essa moça de traço tão seu e que conseguiu criar um cenário representativo e envolvente da chegada da General Motors, da Fiação e Tecelagem Nice, da primeira capela de Nossa Senhora Aparecida, das procissões, da igreja Ucraniana.

São criações e desenhos até cronológicos. Fica fácil entender que a primeira água encanada da Vila Barcelona data de 1950, que as ruas começaram a ser pavimentadas em 1960, que a primeira agência do Correio foi instalada em 1970...

A fábula conta que um bebê sofreu um acidente com um bule de café. Para distraí-lo, os duendes iam contar histórias todos os dias para ele. Aquele bebê somos nós, expectadores do curta-metragem apresentado.

E é emocionante observar a descrição do ajardinamento da Rua Nazaré – obra marcante de antigas administrações municipais – e de um prédio desaparecido que ficava entre o Córrego do Moinho e a Rua Tiradentes.

O texto dos alunos se casa maravilhosamente com os desenhos de Amanda. E a fábula conclui que o progresso tirou fadas e duendes do bairro, mas deixa uma pergunta enigmática: ‘Ou será que não?’

 

E TEM MAIS

A fábula de fato é um show de bom gosto em criatividade, seguida de um lance genial: reunir, em cenas separadas, uma aluna que estudou no Grupo Escolar 28 de Julho em 1966 e 1967, no caso Claudete Sanches, e a filha Manoela, hoje aluna da agora Emef 28 de Julho. Mãe e filha que descrevem especialmente as aulas de arte, numa comparação de gerações, após a fala da representante oficial da escola, professora Débora Mello: “Nossa escola foi inaugurada em 28 de julho de 1951”.

Por fim, e não menos importante, o depoimento de Kleber Di Lazzare sobre a Cia Grite de Teatro da USCS, nascido do Grupo Imes de Teatro Experimental. USCS, Imes, siglas típicas desta São Caetano surpreendente. Confiram no link https://m.youtube.com/watch?feature=em-upload_owner&v=7WtkLjn4WYE...

 

Diário há 30 anos

Sábado, 7 de junho de 1986 – ano 29, edição nº 6153

Manchete – Copa do México: Seleção joga mal, mas garante vaga: 1 a 0 sobre a Argélia, gol de Careca

São Caetano – Polícia Federal procura corretor que deu golpe na praça.

Rio Grande da Serra – Clientes transferem contas: moradores ainda não se adaptaram ao fechamento da única agência bancária da cidade, a Finasa, do Grupo Mercantil.

Artes Plásticas – Grave este nome: Hans Grudzinsky, um dos mais importantes cultores da gravura em metal do Brasil, falecido em Mauá aos 65 anos. Reportagem ilustrada de Enock Sacramento.

 

Em 7 de junho de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: a trágica morte do almirante Lord Kitchener, ministro de Guerra da Inglaterra. Ele viajava no cruzado Hampshire, que foi torpedeado. Não há esperança de encontrar sobreviventes.

1956 – O engenheiro Angelo Raphael Pellegrino, ex-prefeito de São Caetano, profere palestra no Lions Clube de São Caetano para falar sobre a CTBC, fundada dois anos antes.

1961 – Trabalhadores da Laminação Nacional de Metais, de Utinga, Santo André, fazem assembleia no escritório da Avenida da Paz do Sindicato dos Metalúrgicos. Em pauta: aumento de salário e abono de Natal.

Massashi Nagawa bateu uma foto na ocasião, onde aparece, à direita, o líder Miguel Guillen. Esta foto foi escolhida para ser capa de um dos cadernos do Projeto Viva Cidade, da Coordenadoria de Planejamento da Prefeitura de Santo André, produzido em fevereiro de 1990 e cujos originais doamos ao Museu Dr. Octaviano Gaiarsa.

 

Santos do Dia

Santo Antônio Maria Gianelli (Itália, Cereta, 12-4-1789 – Bobbio, em Piacenza, 7-6-1846).

Fundou a Congregação das Filhas de Maria (Irmãs Gianellinas) e a Congregação dos Missionários (ou Oblatos) de Santo Afonso de Ligório. Nomeado bispo de Bobbio, na Itália, reformou completamente essa diocese, afastando sacerdotes indignos e substituindo-os por outros formados segundo seu espírito inteiramente apostólico.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Ana de S. Bartolomeu

Pedro de Córdova

 

Municípios Brasileiros

Os aniversariantes deste dia 7 de junho: Anicuns (Goiás), Dom Inocêncio (Piauí), Erval Grande (Rio Grande do Sul), Jacaraci (Bahia), Santa Maria da Boa Vista (Pernambuco), São Miguel dos Milagres (Alagoas) e Vera Cruz (Rio Grande do Sul). Fonte: IBGE

Jacaraci, na Bahia, com o nome de Boa Viagem e Almas, desmembrou-se de Caetité em 7 de junho de 1880, sendo instalado em 1885. A atual denominação de Jacaraci é aprovada em 1902. No dicionário O Tupi na Geografia Nacional, Jacaraci é traduzido como: “Yá-caracy, a vertente ou manancial curto, como só acontece nas cabeceiras, Bahia”.

Fonte: Prefeitura de Jacaraci




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;