Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Todo dia é dia do meio ambiente
Do Diário do Grande ABC
05/06/2016 | 10:30
Compartilhar notícia


 Chegamos à Semana Mundial do Meio Ambiente novamente e hoje, 5 de junho, é o Dia da Ecologia e do Meio Ambiente. Como o Dia da Água, todo dia é dia do meio ambiente, todo dia é dia de ecologia. E está acabando o tempo para nos conscientizarmos disso, pois a natureza já não está mais apenas dando avisos, ela está cansada de esperar que o ser humano se dê conta de que é preciso preservar o lugar onde vive. Ela está se rebelando, mostrando o resultado de tanto tempo de descaso e desrespeito. Estamos vendo isso no Brasil e em várias partes do mundo.

 O que a natureza precisará fazer para que nos convençamos de que estamos destruindo nosso meio ambiente, nosso planeta? Como diziam meus avós, ela sempre pega o que é dela de volta. Ainda mais ela vendo que não estamos cuidando nada do nosso planeta, não estamos levando a sério o fato de que se não tratarmos dele, ninguém o fará por nós. E tratar dele, tratar do meio ambiente, é tratar de nós mesmos.

 A Semana Mundial do Meio Ambiente está aí, então, para pararmos e refletirmos sobre nossas ações, tão irresponsáveis e nada preventivas para que tenhamos nosso planeta mais saudável para nós, para nossos filhos e netos.

 Que meio ambiente deixaremos para o futuro, para os nossos filhos e netos? Haverá futuro para o meio ambiente e para a vida se continuarmos a agredir a natureza, destruindo o ar, a água, o mar, o solo?

 Não cuidamos do lugar onde vivemos, fragilizamos a saúde do planeta, envenenamos o ar, a água, a terra, o mar. O resultado é a nossa saúde fragilizada. Precisamos devolver a saúde ao meio ambiente, ao planeta, para restabelecer a nossa própria saúde. Com muita urgência. Porque o tempo está se esvaindo. Há de se trabalhar, e muito, com muita urgência, pelo restabelecimento da saúde do planeta. Como poderemos nos redimir se cometemos incomensuráveis crimes contra o meio ambiente, não cuidando direito da coisa mais elementar, do mais básico, que é o nosso lixo? É assim que cuidamos da natureza?

 Infelizmente nós, os seres humanos, fazemos questão de não aprender. Com todas as tragédias que vêm acontecendo nos últimos tempos, em razão das variações do clima, parece que não aprendemos e continuamos a agredir a nossa mãe natureza, poluindo-a de todas as maneiras possíveis. Quando vamos aprender? Será que ainda haverá tempo?

Luiz Carlos Amorim é coordenador do Grupo Literário A Ilha, em Santa Catarina, editor das Edições A Ilha, editor de conteúdo do portal Prosa, Poesia & Cia e escritor, colaborador de revistas e jornais no Brasil e Exterior, além de vários portais de informação e cultura na internet. 

Campeão 

 Há poucos dias soube pela TV que o Brasil ganhou mais um título que nenhum país sério quer. É campeão mundial de assassinatos. E esses picaretas ainda falam mal dos militares! 

Nilson Martins Altran

São Caetano

Visita

 Sou mãe do aluno Gustavo Araújo Brandão, que esteve em visita a este Diário dia 2 com os amiguinhos de classe do Sesi, e gostaria de agradecer pela atenção e carinho com que foi tratado por Ariane Giannecchini Almeida. Ele chegou maravilhado, contando-nos com entusiasmo e detalhes a experiência vivida. Comentei com ele que quando eu era criança fazia coleção do Diarinho, que acompanhava a publicação dominical. Até pouco tempo atrás ainda tinha os exemplares. Pela alegria que chegou em casa tenho certeza que foi experiência incrível! Obrigada! 

Daniela de Oliveira Araújo Brandão

 Indústria Agroquímica Braido

  

Vergonha!

 Vergonha o que fizeram os vereadores na sessão do dia 1º na Câmara de São Bernardo! Para ser criada a CPI do Imasf eram necessárias 15 assinaturas, mas quatro dos parlamentares recuaram depois do encontro com o prefeito dos malfeitos, frustrando a ação. Isso mostra total irresponsabilidade e desrespeito com os servidores. Além de a sessão ficar suspensa a maior parte do tempo e, claro, esgotado o tempo regimental, foi encerrada sem nada ser feito. É inaceitável que continuem submissos. Simplesmente ridículo! Afronta à separação constitucional dos poderes, onde esse Legislativo municipal não goza de nenhuma independência do Executivo, quem dirá legitimidade. Esses edis são bando de capachos, lambe-botas do prefeito, que aceitam suas ordens! Basta uma ligação, uma reunião marcada às pressas e pronto! Agora todos estão caladinhos, ‘pianinhos’. Digo e repito: quem não deve não teme! Se não há irregularidade, não há que temer investigação! O povo pede essa CPI e esses vereadores nos envergonham com tamanha omissão. Situação repugnante e vergonhosa para cidade com mais de 800 mil habitantes. Acordem, eleitores.

Luizinho Fernandes

 São Bernardo

Anunciada

 Se existe palavra para definir o governo golpista do senhor Michel Temer, essa palavra é tragédia. Há ministério ficha suja, tentativas (comprovadas por áudios) de barrar investigações, cortes em programas essenciais (Minha Casa, Minha Vida, Samu, Farmácia Popular, entre outros), desrespeito aos aposentados, já que não vão mais adiantar o 13º salário nem respeitar o salário mínimo como piso do INSS. O engraçado é que dinheiro para aumentos absurdos no Judiciário não falta. Espero que Dilma Rousseff volte, e não demore muito. Fora, Michel Temer!

Davi Marques

Santo André

Polêmica 

 É no mínimo estranha a obsessão do prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, em querer a qualquer custo ceder terreno da antiga Fábrica de Sal, um dos maiores patrimônios históricos do Grande ABC, para construção de shopping. Como bem disse o Editorial ‘Tensão em Ribeirão Pires (Opinião, dia 3), o chefe do Executivo tem de explicar, porque a sociedade não quer, os vereadores não querem, defensores da história e memória da região não querem, enfim, ninguém quer o centro de compras no local, mas ele insiste. Por que será? Será que tem algo obscuro que ainda não veio à tona? Os vereadores, inclusive, foram até chamados de burros por não entenderem um projeto que nem mesmo o prefeito entendeu, haja vista que vem apresentando-o seguidamente e sem alterações.

Elaide Pereira

 Rio Grande da Serra




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;