Setecidades Titulo Religião
Missas e tapetes coloridos celebram Corpus Christi

Católicos mantêm tradição e montam cenas
da vida de Cristo com serragem no Grande ABC

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


Paróquias do Grande ABC celebram hoje o Dia de Corpus Christi, com a realização de missas e procissões e ruas enfeitadas por tapetes coloridos que exaltam o sacramento da eucaristia, considerada o corpo e sangue de Cristo.

A Matriz de São José, localizada no bairro Centro Alto, em Ribeirão Pires, mantém a tradição de confeccionar os tapetes, produzidos com serragem, borra de café, areia, flores e outros materiais, que formam imagens alusivas à data. Desde segunda-feira, grupo formado por dez homens prepara a coloração de toda a matéria-prima que dará a beleza à obra.

A montagem do tapete, com previsão de 160 metros de comprimento, será iniciada às 7h e envolverá a participação de, aproximadamente, 140 pessoas. Às 15h será celebrada missa, seguida de procissão que percorrerá oito ruas das proximidades.

Ainda na cidade, na paróquia Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, a produção de tapetes pelos jovens da comunidade também é tradicional. O ato terá início às 6h30 e o tamanho da arte dependerá da quantidade de materiais e do número de pessoas que comparecerem para montá-la. Às 16h, haverá missa e é pedido aos fiéis que tragam um quilo de alimento não perecível para posterior doação a famílias carentes da cidade. Ao fim da celebração, procissão passará por dez vias.

No município vizinho, Rio Grande da Serra, três comunidades católicas (do bairro São João, Vila Suzuki e Santa Tereza) se reunirão às 9h na Paróquia São Sebastião, no Centro, para missa. Mais de 10 mil pessoas são esperadas. Desde ontem, os jovens iniciaram a montagem do tapete na frente da igreja.

Em Mauá, as dez paróquias da cidade se reunirão em celebração única na Avenida Portugal, região central, com missa às 10h. É esperado público de 6.000 pessoas. No local também haverá o tradicional tapete, montado desde às 4h.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Pauliceia, em São Bernardo, iniciou no fim da tarde de ontem a confecção do tapete de 50 metros de comprimento. Às 9h, missa será celebrada e, ao término, haverá procissão. Na paróquia Santíssima Virgem, no Jardim do Mar, serão celebradas missas às 10h30 e 18h30, sendo que após esta última, procissão percorrerá ruas do bairro.

Em Diadema, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, a missa está marcada para as 17h30, seguida de procissão no entorno da igreja.

Na Paróquia Sagrada Família, no Centro de São Caetano, os tapetes de serragem começaram a ser montados na tarde de ontem. Hoje haverá missa às 10h.

DOAÇÕES

Em Santo André, na Paróquia Maria Mãe de Deus e dos Órfãos, na Vila Rica, o tapete é feito de forma diferente: uma trilha com sacolas que contêm alimentos e roupas para doação a diversas entidades assistenciais. O modelo é seguido há três anos. As cinco capelas que fazem parte da paróquia devem colaborar com 25 sacolas cada para a montagem. Missa campal será realizada às 10h.

Na Praça do Carmo, Centro da cidade, às 10h, o bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini, celebrará missa, que contará com a presença das 12 paróquias da região central. “O Dia de Corpus Christi não é só feriado. É um dia para louvar e agradecer a Deus pelo dom da Eucaristia, como Jesus nos pediu quando disse: ‘Fazei isso em memória de mim’”, falou dom Pedro, completando que, para os acamados que não podem comparecer à celebração, a missa será transmitida ao vivo pela TV Mais.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;