Setecidades Titulo
Unidade de Diadema da Fundação Casa em 2012
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
02/08/2011 | 07:39
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A construção da única unidade de internação da Fundação Casa em Diadema ficará apenas para 2012. Com capacidade para 56 vagas, a instituição, ex-Febem e vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, está sem previsão orçamentária para começar a obra ainda neste ano. O município tem hoje 102 internos.

Embora em reportagem do Diário, publicada dia 30 de maio, o vice-presidente da Fundação Casa, Antonio Claudio Piteri, tenha informado que "as obras em Diadema seriam iniciadas no segundo semestre", não é o que ocorrerá. Na oportunidade, Piteri participava de agitada reunião na Câmara de Santo André para discutir as duas unidades de internação no bairro Sacadura Cabral - os dois prédios só ficarão prontos em 2012.

Para o Estado, cada unidade de internação do adolescente que cumpre a medida socioeducativa em regime fechado gira, em média, de R$ 3,5 milhões a R$ 4 milhões. Além da falta de recursos, segundo a instituição, não haveria tempo hábil para a execução da obra até dezembro. Até porque, o processo para publicação do edital e o desenrolar da licitação não levaria menos do que três meses. A partir do início da construção, o Estado prevê a entrega em seis meses.

No caso de Diadema, tanto o terreno quanto a construção serão custeados pela Fundação Casa. A Prefeitura local não cedeu nenhuma área por alegar falta de espaço público na cidade, em negociação que gira em torno de 15 anos entre Estado e prefeituras - apenas Mauá e São Bernardo já possuem prédios para abrigar seus adolescentes infratores.

A unidade de Diadema será construída onde hoje a Fundação Casa abriga o único espaço de semiliberdade no Grande ABC, que funciona às margens do Km 13 da Rodovia dos Imigrantes. Até ontem, eram 18 adolescentes da região internados no local.

Hoje, a Fundação Casa inaugura duas unidades no Jardim São Luiz, em São Paulo, que totalizarão 57 prédios construídos no Estado com o modelo de descentralização e que prioriza o atendimento do infrator próximo de suas residências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;