Esportes Titulo
Neymar perde pênalti, mas Peixe vai à semifinal
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
19/05/2011 | 00:32
Compartilhar notícia


Mais uma vez Neymar decidiu e colocou o Santos nas semifinais da Libertadores ao fazer o gol do empate (1 a 1) com o Once Caldas nesta quarta-feira à noite, no Pacaembu. O atacante ainda perdeu um pênalti no fim do jogo. Na próxima fase, o Peixe enfrenta o vencedor de Cerro Porteño e Jaguares, que jogam hoje, no Paraguai. A primeira partida, no México, terminou 1 a 1.

Na noite em que o time brasileiro fez festa pela classificação, o volante Danilo ganhou de Pará a disputa pela vaga na lateral-direita, aberta por conta da contusão de Jonathan na decisão do Paulista, contra o Corinthians, domingo.

Mesmo sem seu maestro, o meia Paulo Henrique Ganso, que trata lesão na coxa direita - se machucou na primeira partida decisiva do Paulistão -, o Peixe dominou o meio-campo, já que Arouca teve liberdade para apoiar o ataque.

Veloz, o time conseguiu furar a forte marcação e num lance de sorte abriu o placar. Aos 11 minutos, Alan Patrick puxou pela direita e virou para Danilo. Na tentativa de interceptar, Nuñez jogou nos pés de Neymar, que só empurrou para a rede.

O gol obrigou os colombianos a saírem das trincheiras. Para azar do time santista, o time perdeu força ofensiva com a contusão de Alan Patrick, aos 19 minutos. Para não mexer muito na forma de o time jogar, Muricy Ramalho colocou Pará na lateral-direita e deslocou Danilo para fazer o trio de volantes juntamente com Adriano e Arouca. Assim, Elano ganhou mais liberdade para encostar em Neymar e Zé Eduardo.

Inicialmente deu certo, tanto que aos 27 minutos, após boa saída pelo meio, Elano recebeu e Neymar e bateu forte. A bola triscou a trave direita.

Só que, aos 29, a defesa santista vacilou e na primeira investida o Once Caldas empatou. Após bola alçada na área, em cobrança de falta, a zaga deu espaço e Rentería completou livre.

Com o jogo equilibrado, o Peixe só criou mais uma chance, aos 38. Neymar chamou a marcação na entrada da área e rolou para Zé Love, mas ele chegou atrasado, no pé da trave direita e a bola saiu.

Na etapa final, o Santos seguiu melhor, com mais posse de bola, porém, com dificuldades para superar a forte marcação inimiga.

A equipe colombiana resistiu bem às investidas do time brasileiro e em alguns lances escapou de tomar mais gols porque os atacantes santistas não estavam com a pontaria em ordem.

Zé Love, por exemplo, recebeu de Neymar aos dois minutos e, de frente para o gol, isolou por cima do travessão. Já que o empate não resolvia, os colombianos se soltaram mais, no entanto, não levaram perigo.

Aos 40, o Peixe teve a chance de vencer o jogo. Derrubado na área, Neymar cobrou a penalidade, mas mandou nas mãos de Martinez.

Aos 44, os santistas gelaram. O Once Caldas teve falta a favor, Pajoy bateu e mandou rente ao travessão.

 

Sem clube, Zé Roberto prioriza o Santos

Desde o anúncio de que não renovaria com o Hamburgo, o meia Zé Roberto, 36 anos, passou a ser cogitado como possível reforço em diversos clubes brasileiros, principalmente no Santos, onde jogou com bastante sucesso em 2006 e 2007.

O jogador admitiu o interesse de voltar ao País, disse que recebeu sondagens, mas que sua prioridade é mesmo o time santista.

"Já houve conversas com alguns clubes do Brasil. Mas, em uma que tive no primeiro semestre com o presidente do Santos (Luis Álvaro Oliveira Ribeiro), dei a minha palavra de que se houvesse possibilidade de eu voltar a jogar no Brasil, o Santos seria o primeiro clube com quem falaria. Por isso, os outros que procuraram eu não descartei, mas disse que primeiro atenderia o Santos", disse Zé Roberto.

O meia não ficou no Hamburgo por ter recebido proposta de renovação por apenas um ano. Ele queria no mínimo por mais duas temporadas. Desde então, não esconde o desejo de voltar ao Peixe e aguarda definição para as próximas semanas.

"Houve um contato, no qual marcamos até o fim do mês um encontro com a diretoria do Santos, para ver quais são os interesses e se há possibilidade de voltar a jogar no Brasil. (da AE)

 

Dois jogos definem disputas das semifinais

Serão definidos hoje os dois últimos clubes classificados para às semifinais da Copa Libertadores. O jogo mais importante para os brasileiros será o entre Jaguares, do México, e Cerro Porteño, do Paraguai, que se enfrentam às 22h30. Deste confronto sai o adversário do Peixe.

No primeiro duelo, disputado no México, houve empate por 1 a 1. Desta forma, quem vencer hoje leva a vaga e o Cerro Porteño passa para à semifinal com empate por 0 a 0. A repetição do resultado manda a decisão para os pênaltis e com qualquer outra igualdade o time mexicano estará classificado.

No outro confronto de hoje, às 20h, a Universidad Católica, do Chile, recebe o Peñarol, do Uruguai. No primeiro duelo, disputado na semana passada, o time uruguaio levou a melhor e venceu por 2 a 0, podendo perder hoje por até um gol de diferença para ficar com a vaga.

Quem passar deste duelo já sabe o que terá pela frente. Ontem, o Vélez Sarsfield, da Argentina, garantiu presença na semifinal com traquilidade. Depois de vencer o Libertad por 3 a 0 no primeiro jogo disputado no Paraguai, ontem a equipe voltou a jogar bem e, no contra-ataque, definiu a classificação com vitória por 4 a 2. Anderson Fattori




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;