Memória Titulo Memória
Tito. Lula. E a gratidão?
Ademir Medici
19/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os rumos que a política dá. Em 1980, Tito Costa – que nos acompanha desde domingo – era o prefeito de São Bernardo. Coube a ele dar guarida à jovem liderança metalúrgica de Lula da Silva. Uma amizade nascia entre o jurista e o sindicalista.

Esta história tem vários registros. Mil reportagens. Vídeos e livros editados. Mas, em sua essência, carece de uma investigação maior para o afloramento dos detalhes.

Tito e Lula; Lula e Tito. Ambos de origem rural. Tito Costa, advogado, vereador pelo antigo PDC ( Partido Democrata Cristão) na sua Torrinha. Lula, migrante nordestino. Torneiro-mecânico formado pelo Senai. Tempo de serviço na Villares de São Bernardo.

Lula que o sindicato tirou do chão de fábrica; Tito que seguiu carreira política, mas jamais se descuidou da advocacia, com especialidade no Direito Eleitoral – fato agora reconhecido nacionalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Não foram poucas as vezes que Tito Costa abrigou Lula da Silva, inclusive em sua chácara em Torrinha, em tempos de ditadura militar.

Arriscamos a dizer que o último encontro público dos dois ocorreu na Universidade Metodista, em uma palestra da qual também participamos, juntamente com os professores José de Souza Martins e Luiz Roberto Alves. Tito já não era prefeito, Lula perdera uma das eleições à Presidência da República.

Depois, cada um tomou seu rumo. Emotivo, Tito Costa tornou pública sua decepção com o antigo amigo. Lula, na sua projeção, tomou o rumo que todos conhecem, para sucumbir com os próprios companheiros na votação histórica de domingo na Câmara Federal.

Tito, jurista, disputado como cabo eleitoral importante para as eleições de novembro em São Bernardo; Lula, ex-presidente, vivendo curva descendente. Quando tudo isso passar, haverá espaço para um reencontro como o da Metodista de alguns anos atrás? Haverá o tempo da reconciliação?

O centenário de um intelectual

Texto: João Bosco Santos, professor e jornalista

Sexta-feira passada a Academia de Letras da Grande São Paulo realizou sessão comemorativa ao centenário de nascimento de Rinaldo Gissoni, seu fundador e presidente durante 26 anos.

Rinaldo Hundemburgo Gissoni nasceu em 15-4-1916, em São Paulo. Morreu em 6-11-2010, em Santo André, aos 94 anos. Médico veterinário, farmacêutico e advogado, mas antes de tudo romancista, contista e poeta – um literato.

Em agosto de 1981, depois de diversas tentativas frustradas, fundou, em São Bernardo, com o apoio do Dr. Walker da Costa Barbosa e outros literatos do Grande ABC, a Academia de Letras da Grande São Paulo que, em 1988, foi transferida para São Caetano. Ali obteve a sua sede oficial. A entidade foi considerada de utilidade pública em 1991.

A obra de Rinaldo Gissoni é extensa e consiste de muitas poesias e crônicas publicadas em diversos jornais do País. Tem também trabalhos de pesquisa de fundo técnico-científico no campo da Medicina Veterinária.

É autor de várias obras, muitas ainda inéditas, já dentro da nova ortografia. São os casos da reedição de Os Mistérios da Montanha (com novos contos) e O Teatro do Efêmero. Possui pelo menos dois inéditos de poesias e outro de peças teatrais.

Em 19 de abril de...

1916 – Por atos do secretário interino do Interior, são nomeadas as professoras Alice Botelho e Alda Francisca de Oliveira para substituírem as colegas Maria Botelho e Maria Esther de Castro, respectivamente das Escolas Feminina de Paranapiacaba e da Colônia do Rio Grande, em São Bernardo. As duas entram em licença de dois meses.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Bombardeio por aeroplanos italianos de posições austríacas perto de Trieste.’

1941 – Inaugurado o Grupo Escolar da Cerâmica São Caetano, no bairro da Cerâmica, em São Caetano.

- Nasce um rei em Cachoeiro do Itapemirim (ES): Roberto Carlos.

Diário há 30 anos

Sábado, 19 de abril de 1986 – ano 28, nº 6112

Manchete – Embaixador líbio quer diálogo com os EUA

São Caetano – Secretaria de Planejamento da Presidência da República autoriza o município a rolar a dívida.

- Moradores da Rua Ingá pedem obstáculos para evitar atropelamentos.

Ribeirão Pires – Rodoviária exige reparos.

São Bernardo – Prefeito Aron Galante inaugura monumento no alto da Vila Baeta para abrigar cruzeiro do tempo dos missionários redentoristas.

Vídeo (Ivan Gonçalves) – Escolha: Chase, Hauser, Cimino, Argento, Divine...

Música – Shows com Raza Índia e Banda Flor do Mato no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia – Justiceiro executa menor a tiro no Jardim Detroit, em São Bernardo.

Hoje

- Dia Interamericano do Índio. Celebração vem de 1940 na cidade de Patzcuaro, no México. No Brasil, a data é adotada em 1943 (decreto federal nº 5.540).

- Dia do Exército Brasileiro, aprovado pelo decreto federal nº 51.429, de 1962. Celebra a data da vitória brasileira na 1ª Batalha de Guararapes (19-4-1648). É quando os holandeses são expulsos do Nordeste.

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Santo Expedito, elevado a município em 1959, quando se separa de Alfredo Marcondes, na região de Presidente Prudente.

Santos do Dia

- Expedito. Padroeiro dos militares, estudantes e viajantes. Patrono das causas urgentes. Chefe da 12ª Legião Romana. Era conhecido pela rapidez e fé. Obrigado pelo imperador romano à renunciar à religião, recusou-se. Como pena, foi flagelado e teve a cabeça decepada. A devoção ao santo é forte em diversos países europeus, assim como no Brasil e no Grande ABC.

Temos a Paróquia de Santo Expedito em São Bernardo, com igreja matriz na Avenida Luiz Pequini. E temos o autor do Hino a Santo Expedito, Romeo Tonelo, de Santo André. O hino será executado na missa das 19h de hoje da Matriz Santo André, a igreja cor-de-rosa, nos altos da Vila Assunção. Serão dois celebrantes da missa: padres Danilo Ravanelo e Dicson Jean. A interpretação será pelo Coral da Igreja Matriz, sob a regência de João Leite.

A mais nova comunidade de Santo Expedito fica na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo. A capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Três Marias, tem desde o ano passado, como padroeiro, também Santo Expedito. A imagem do santo foi adquirida pela paróquia na Espanha. Na capela haverá duas missas hoje, às 15h e 19h30. Endereço: Rua Nicola Adamo, 284.

- Hoje é também o dia dos santos Gálata e Sócrates.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;