Cultura & Lazer Titulo
APCA analisa o poderio dos críticos de cultura
Alessandro Soares
Da Redaçao
01/10/2000 | 19:28
Compartilhar notícia


O poder de comentar o trabalho de realizadores culturais será avaliado a partir desta segunda, às 19h30, no Centro Cultural Sao Paulo, na abertura do ciclo de debates A Crítica da Crítica, organizado pela APCA (Associaçao Paulista dos Críticos de Arte). A cobertura de cultura e variedades na imprensa e o espaço cedido pelos veículos de comunicaçao para essa prestaçao de serviço serao debatidos neste evento por produtores culturais, pesquisadores e jornalistas que atuam como críticos. O tema de hoje é a cobertura crítica de televisao. A entrada é franca e aberta ao público em geral, na Sala Adoniran Barbosa.

A discussao sobre o papel da crítica nao é nova, e a própria APCA já realizou evento similar anos atrás. Mas a configuraçao da cobertura e o espaço cedido para essa atividade mudou nos últimos anos. A indústria cultural de massa recebe ampla cobertura dos veículos de comunicaçao. Cinema, televisao e música popular têm muito mais espaço do que artes plásticas, dança, música erudita e rádio, por exemplo. "Queremos discutir o papel da crítica, por quem a pratica e por quem é criticado. Vamos verificar se as expectativas estao atendidas, se a bola é por demais levantada, se é muito demolidora ou se só aponta erros", diz Leila Reis, crítica de televisao e também uma das organizadoras do evento.

A Crítica da Crítica acontecerá toda segunda-feira até dia 30 deste mês. Nesta segunda, o encontro terá o autor de novelas Lauro César Muniz e o diretor e ator José Wilker. Ainda, o teórico Norval Baitello Jr., diretor da Faculdade de Comunicaçao e Filosofia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo), e jornalistas que atuam na cobertura crítica de TV, como Leila Reis, Armando Antenore e Gabriel Priolli. Wilker, que também é crítico de cinema no Canal Brasil (TV por assinatura), fará um contraponto nesse sentido.

Por ser o veículo de comunicaçao mais democrático, que leva programaçao cultural para o maior número de lares no país, a TV é uma das áreas mais cobertas pela crítica, com suplementos, bastidores e até programas nos quais a TV fala da TV. Essa análise crítica é avaliada como parcimoniosa, contudo, os analistas reconhecem tanto a qualidade artística e técnica da programaçao, como também seus piores momentos de baixaria.

A crítica de cinema será debatida na próxima segunda-feira, nos mesmos horário e local, na Sala Lima Barreto, com presença dos cineastas Andrucha Waddington, diretor de Eu Tu Eles, e Carlos Reichenbach, de Alma Corsária. Teatro, música popular e teatro infanto-juvenil completam a programaçao de debates. A APCA pretende dar continuidade a este evento. "Como se diz em TV, estamos testando o formato. Se for aprovado, os próximos debates podem ser sobre a crítica de artes plásticas, rádio e dança", diz Leila Reis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;