Memória Titulo
Palavras de amor a São Bernardo
Ademir Medici
18/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Eternizado como o primeiro advogado a receber o grau máximo da Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral Assis Brasil, dia 5 último, em Brasília, o jurista Tito Costa, ex-prefeito de São Bernardo, só tem palavras de afeto à cidade que governou:

– Eu adoro São Bernardo. Eu a considero a minha primeira cidade. Torrinha, onde nasci, passou para um segundo plano.

– Por que, prefeito?

– Porque sempre fui muito bem-recebido em São Bernardo. Tenho a alegria de saber que ainda hoje, 30 anos depois que fui prefeito, ainda se lembram de mim em muitos lugares por ter sido um ótimo prefeito.

Tito Costa se inflama:

– Eu fui um prefeito que cuidou dos pequenos, principalmente dos funcionários menores. Procurei equilibrar os salários deles, com protesto dos grandões. Porque os grandões da Prefeitura controlam tudo. Os pequeninos, coitados!, não têm quem olhe por eles.

 

UMA IMPRUDÊNCIA

Mas não são apenas palavras de apreço que guarda este jurista de 92 anos.

– Num sábado, percorrendo São Bernardo, eu cometi uma imprudência. Em frente a uma padaria, um cidadão varria o estabelecimento e jogava o lixo na rua. Parei o carro.

– O senhor não pode fazer isso, sujar a rua.

– Eu pago impostos. A Prefeitura que limpe.

Imprudência porque eu deveria ter mandado algum funcionário falar com ele. Mas foi bom, porque mostra um pouco da deseducação de grande parte do nosso povo.

 

PRIMÓRDIOS

E como Tito Costa chegou a São Bernardo? Lauro Gomes de Almeida foi eleito prefeito pela primeira vez em 1951. Tito redigiu a ata de posse dele em 1952.

Lauro era diretor do Frigorífico Wilson do Brasil. E Tito foi admitido para ser advogado da empresa. Responderia diretamente ao diretor do departamento legal, o advogado José Carlos Pereira Gerebelo.

Lauro pediu ao departamento um estudo sobre se havia incompatibilidade dele ser diretor do frigorífico e prefeito. Dr. Geribello passou a Tito Costa a responsabilidade do caso.

Tito Costa já gostava das coisas do Direito Eleitoral. Havia sido vereador na sua Torrinha. Realizou o estudo e caiu nas graças do Lauro, que o convidou para um jantar em sua casa, no bairro de Higienópolis. Do jantar participaram Lauro Gomes, Tito Costa e dona Nenê, filha do Artur Rudge Ramos – delegado em São Paulo – e mulher do Lauro.

– Fiquei encantado. Eu nunca tinha entrado numa casa tão importante.

 

FORASTEIRO? EU?

Eleito prefeito, Lauro Gomes convida Tito Costa para ser advogado da Prefeitura de São Bernardo. Com uma população de 40 mil habitantes, a Prefeitura só tinha um advogado, Tito Costa.

Primeira tarefa: redigir a ata da posse e ler o documento na sessão de posse.

Vinte e cinco anos depois, em 1977, ao assumir a Prefeitura de São Bernardo, Tito Costa pediu para mostrar o livro que tinha a sua letra quando da posse de Lauro Gomes em 1952.

Disputa acirrada com o candidato da Arena, Élcio Cândido, o Macalé. Tito eleito, pelo MDB, depois de ter sido chamado de forasteiro por outro advogado renomado de São Bernardo, André Avelino Coelho.

- Coisas da política. Com o passar dos anos, tornei-me amigo do Dr. André.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 18 de abril de 1986 – ano 28, nº 6111

Manchete – Árabes matam três reféns ingleses como represália.

Nacional – Sarney (José, presidente da República) aprova a Lei da Informática.

Mauá – Prefeitura compra área e deixa sem urbanização a favela do INPS.

Santo André – Cheiro de esgoto infesta o Parque das Nações.

Cultura – Censurados quadros do artista plástico Surubim no 14º Salão de Arte Contemporânea de Santo André.

Futebol – Paulinho não é mais o técnico do EC Santo André. Ele permaneceu 36 dias no cargo.

 

Em 18 de abril de...

1911 – Instalado o Distrito de Paz de Santo André. Criado em 1910, o novo distrito ganha personalidade cívico-jurídica em 18 de abril de 1911. Desta data para cá os andreenses não precisam se deslocar a São Bernardo para os registros básicos da vida humana: nascimento, casamento e falecimento.

O primeiro endereço do cartório foi a Rua Coronel Oliveira Lima. Francisco Antonio Pereira Borges Júnior foi nomeado o primeiro oficial (interino)

Cento e cinco anos depois, o Primeiro Cartório de Registro Civil de Santo André funciona à Rua Senador Flaquer, 628. É seu titular: Marco Antonio Grecco Bortz.

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: na Sérvia, são atacadas as posições búlgaras e alemãs.

1946 – Luiz Dias Barreira inicia carreira de carteiro em São Bernardo.

1956 – Um trem em movimento choca-se com outro que estava parado na Estação Utinga, em Santo André, causando ferimentos em 30 passageiros e a morte de Antonio Pakalnis, 47 anos, que residia na Vila Bela.

 

Santos do Dia

São Galdino (Itália, Milão, 1096 – 1176). Foi arcebispo da sua cidade, com vários milagres creditados à sua intercessão.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza.

Faustino

Maria da Encarnação

 

Hoje

Dia Nacional do Livro Infantil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;