Setecidades Titulo Transportes
Mauá anuncia abertura de 135 vagas para taxistas

Expectativa é que veículos comecem a operar
em 60 dias; Prefeitura descarta serviço do Uber

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
16/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), sancionou ontem pela manhã projeto de lei que dobra o número de táxis no município. O decreto, que será publicado hoje, prevê a liberação de 135 licenças para motoristas que desejam prestar o serviço de transporte na cidade.

A medida visa corrigir distorções quanto à proporcionalidade populacional em relação ao número de outorgas existentes. De acordo com pesquisa realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Mauá existe um táxi para cada 3.135 habitantes, enquanto a média da região é de um para cada 1.703 moradores.

Com a entrega das licenças, o número de táxis em Mauá passará de 135 para 270. Segundo a administração municipal, o último chamamento para aumentar a frota em Mauá ocorreu há mais de 15 anos.

“A categoria (de taxistas) é muito importante. Fico muito feliz por assinar a lei e ver esse processo de convergência em relação a esse grupo. Estamos fazendo grandes esforços para melhorar a Mobilidade Urbana e também para atrair investimentos, já que o desenvolvimento econômico da cidade reflete diretamente no trabalho dos taxistas”, destacou o prefeito.

A expectativa do Executivo é que já nos próximos 15 dias seja publicado o edital de chamamento para os interessados em uma das licenças. A Prefeitura acredita que em 60 dias os primeiros veículos estejam circulando pelas ruas.

Taxista há 14 anos, Carlos Roberto dos Santos Castro, 48 anos, afirmou que a medida é uma grande conquista para a categoria. “Hoje (ontem) trabalhei 12 horas e só ganhei R$ 40. Em época boa chegava a atingir R$ 110 por noite. Com esses investimentos da Prefeitura, acho que o sistema irá melhorar muito”, relata.

De acordo com a Prefeitura, o projeto de lei prevê que pelo menos 10% da nova frota seja adaptada a passageiros com necessidades especiais. Além disso, 5% das licenças serão disponibilizadas para motoristas que possuam algum tipo de deficiência física.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque, a criação das vagas também servirá para inibir a presença de veículos clandestinos. “Combater essa atividade irregular é uma reivindicação dos taxistas. A Prefeitura já atua nesse sentido para coibir veículos sem licença. Desde junho de 2013 foram mais 20 carros apreendidos. Por isso, além da abertura de vagas, vamos criar pontos de táxi.”

Durante a reunião com a categoria, o secretário aproveitou para descartar a regularização do aplicativo Uber em Mauá. “Hoje não está em discussão a vinda do Uber para a cidade. Portanto, descartamos regularizar esse sistema em Mauá. Até porque colocaremos mais pontos de táxi e motoristas nas ruas.”

ATRASO

Previstas para serem iniciadas no ano passado, as obras de reconstrução dos terminais Zaíra e Itapeva e a construção de espaço no Itapark foram adiadas. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana da cidade, embora o contrato já tenha sido assinado, a Prefeitura aguarda liberação de recursos do governo federal para iniciar os trabalhos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;