Cultura & Lazer Titulo Teatro
Poesia para falar de transgêneros

‘Flores Amarelas’ traz ao público temática LGBT;
peça será encenada hoje, a partir das 20h, no Clac

Marcela Munhoz
17/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Nunca se discutiu tanto sobre transgêneros. Escolas estão trazendo o tema às salas de aula, reportagens contam casos que repercutem no mundo, leis estão sendo debatidas. Nada mais justo do que trazer a discussão aos palcos. Esta é a proposta da Cia do Flores, que apresenta hoje, a partir das 20h, no Clac, em São Bernardo, o espetáculo Flores Amarelas.

“A dramaturgia nasceu em 2014, durante curso de temática LGBT. Foi nos apresentada imagem de trabalhadores em fazenda de cacau de Sebastião Salgado e surgiu exercício sobre os transgêneros, tema que entrei mais profundamente após ver o documentário Meu Eu Secreto e de relacionar à obra Terra dos Sem Fim, de Jorge Amado. Na faculdade conheci Fran Rocha, que é transgênera, e assim surgiram a companhia e a peça”, conta a diretora Claudia Jordão.

A trama – que tem 70 minutos – se passa em festa que homenageia os santos da Bahia por causa da boa colheita do cacau. São seis atores em cena e todos, segundo Jordão, dividem o protagonismo. “Quis que o espetáculo tivesse ótica maternal, que seguisse bem pela dança e pela música. O momento LGBT vai surgindo aos poucos e quando acontece é poético, sublime”, explica.

A produção também acaba tocando no tema preconceito. “Conscientiza as pessoas que os transgêneros são gente como a gente e merecem todo o respeito possível”, diz Osni Rossi, um dos atores do elenco. Para Cláudia Jordão, é tentativa de tocar o público em relação ao assunto. “Gostaria que o espetáculo fosse levado, entendido e que entrasse na mente e no coração das pessoas. Nós não julgamos, apenas trazemos à tona uma reflexão de situações que lidamos diariamente”, finaliza.

Flores Amarelas foi contemplado pelo ProAC e pelo prêmio de teatro Myriam Muniz/2015, na categoria montagem, além do Cena Aberta 2016 para ocupação do Teatro de Arena, Eugênio Kusnet. A peça será encenada em várias cidades da região. Confira agenda no Facebook (ciadoflores).

Flores Amarelas – Teatro. No Clac – Praça São José, em São Bernardo. Hoje, às 20h. Grátis (ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria). Informações: 4122 0582.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;