Setecidades Titulo
Seminário discute mobilidade urbana
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
02/08/2011 | 07:44
Compartilhar notícia


A Universidade Federal do ABC dá início hoje ao 1° Seminário Sobre Acessibilidade e Mobilidade: campus acessível em cidade sustentável, em Santo André, a partir das 19h. A ideia é discutir as questões de transporte no Grande ABC e o acesso e a permanência no Ensino Superior de alunos com mobilidade reduzida.

O evento é a ampliação e o desdobramento de uma iniciativa que a UFABC aderiu há dois anos, a Campanha da Acessibilidade - Siga essa Ideia, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.

Além do reitor da universidade, Hélio Waldman, participam da abertura dos trabalhos, com o lançamento da exposição Um Olhar para a Diversidade, os prefeitos Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, e Oswaldo Dias (PT), de Mauá, e o secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Ribeiro Fernandes.

Para o primeiro dia de debates, amanhã, a UFABC convidou as administrações de Santo André e São Bernardo para discutir o tema do sistema de transporte urbano nas grandes cidades.

Na sequência, representante do Metrô falará sobre as conexões do Grande ABC com a rede metroviária de São Paulo e será organizada palestra que abordará o sistema cicloviário, alternativa de transporte sustentável.

No segundo dia, quinta-feira, a temática é a promoção do acesso à Educação, com a discussão de políticas públicas de acessibilidade, dentro e fora das salas de aula, com destaque para o papel do professor e dos alunos.

As mesas de debates serão coordenadas por professores da UFABC. O seminário é aberto ao público. Os eventos serão realizados no Bloco A do campus Santo André, localizado na Avenida dos Estados, 5.001, Bangu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;