Setecidades Titulo São Bernardo
Expedição Billings tem bons resultados
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
13/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 A sexta semana da Expedição Mananciais 2016: Billings e Guarapiranga teve um dos resultados mais positivos em relação à qualidade da água. No trecho do braço do Rio das Pedras, em São Bernardo, onde foram analisados 31 pontos, 14 foram classificados como bons.

O número é quase três vezes maior que o registrado no ano passado, quando o mesmo trecho teve classificação positiva em apenas cinco pontos. O restante teve classificação regular.

Conforme a bióloga e professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Marta Ângela Marcondes, que é uma das responsáveis pela equipe técnica do projeto, o resultado é animador, ao contrário dos que foram encontrados em todas as etapas até o momento. “A água melhorou demais. A única bactéria encontrada nesse ponto foi a Escherichia coli, que está presente no intestino. Ou seja, ainda está chegando alguma contaminação, mas se compararmos com o ano passado, a água melhorou consideravelmente”, garantiu.

O que pode ter ajudado na limpeza da represa foi o intenso período de chuvas de verão. “Essa melhora pode ser fruto de uma série de coisas, mas o principal é que choveu bastante e pode ter diluído os poluentes. Também pode ser que o município tenha feito algum trabalho para não chegar mais esgoto naquele local. Acredito mais na chuva, que foi bem intensa no início de ano, inclusive em vários pontos onde era possível andar a pé em 2015 e que agora estão cheios”, afirmou a professora.

Nesta semana, a equipe analisa a última etapa da Represa Billings, a região do Rio Pequeno, e, na próxima, inicia a expedição na Guarapiranga. Até o fim deste mês, o grupo terá percorrido 450 quilômetros e coletado amostras em 164 pontos dos mananciais. A divulgação dos resultados está prevista para o mesmo período.

A iniciativa é da USCS e parceiros, entre eles a Fundação SOS Mata Atlântica. A ação realiza, pelo segundo ano consecutivo, o diagnóstico ambiental dos reservatórios por meio de análises físico-químico e microbiológicas que identificam quais são os problemas e traçam soluções para melhorar a qualidade da água das represas. O intuito é que uma série histórica seja formada após oito anos de expedição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;