Setecidades Titulo Santo André
Ato contra a dengue faz homenagem ao município
Nelson Donato
Especial para o Diário
07/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Parabéns, Santo André. Nosso presente para você é o nosso cuidado e prevenção. Xô, mosquito.” Esta foi a mensagem dos alunos da Emeief Professor José Lazzarini Junior, situada na Rua Coronel Seabra, na Vila Marina, em Santo André, em homenagem ao aniversário de 463 anos da cidade, celebrado amanhã. As felicitações ocorreram na manhã de ontem, durante passeata dos estudantes que percorreu as vias no entorno da instituição.

O ato, que faz parte do projeto Santo André & Os Agente Contra o Aedes, iniciativa desenvolvida pelas secretarias de Educação e Saúde em parceria com o Diário, é a descrição perfeita da preocupação das crianças com o futuro do município. Na feira livre que ocorre na via em que se localiza a escola, a caminhada dos pequenos ganhou apoio de comerciantes e consumidores.

O grito de guerra “Fora dengue, fora”, entoado no ritmo da música We Will Rock You, da banda inglesa Queen, embalou todos durante o percurso. Era com alegria que as crianças entregavam panfletos e solicitavam apoio de todos. O clima de empolgação contagiou os adultos. O carpinteiro Paulo José Cedro, 47 anos, aprovou a ação. “É muito bom ver algo assim. Ainda mais com a presença destes jovens, que representam o nosso futuro.”

O engajamento dos estudantes no combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, mostra que conscientizar desde cedo é a chave para evitar a proliferação do inseto. A aluna Jeniffer Mayara da Silva, 10, sente-se orgulhosa pelo trabalho desenvolvido até o momento. “É uma chance muito grande que estamos tendo. Nós (crianças) podemos inspirar os adultos. O que estamos fazendo aqui é coisa séria e espero que se espalhe por todas cidades da região.”

Por toda Emeief Professor José Lazzarini Junior foram pendurados cartazes que alertam sobre os riscos de deixar água parada. Colega de sala de Jeniffer, Thauany Giaconto Meireles, 10, conta que está feliz com a oportunidade de participar da passeata. “Gostei muito da ideia de mostrar para as pessoas o que aprendemos dentro da escola. Em casa, limpo as vasilhas dos meus animais duas vezes por dia.”

A participação dos alunos é elogiada pela professora Sandra Maria Monsanto Glória. “Eles fizeram um panfleto com vários alertas e dicas para evitar a proliferação do mosquito. Desde o começo do ano trabalho com meus estudantes sobre o tema da dengue. É uma ação contínua e que deve ir além dos limites da instituição.”

As palavras da docente de aplicar o conhecimento fora da escola foram assimiladas por Luiz Otávio de Lima, 10. Ele conta que, em sua casa, sai à procura de possíveis focos do mosquito. “Olho o reservatório da geladeira, os vasos de planta da minha mãe. A única coisa que esqueci de fazer foi avisar os meus pais sobre o que precisa ser feito. Mas eles já são bem cuidadosos.”

Prefeito celebra engajamento das crianças

A união da população é fundamental para se alcançar objetivos que visam o bem da comunidade. Às vésperas do aniversário de Santo André, a união dos estudantes que atuam no projeto Santo André & Os Agentes Contra o Aedes resulta em vários frutos que prometem se perpetuar.

As benfeitorias alcançadas pelas crianças por meio da ação já surtem efeitos que melhoram a qualidade de vida dos habitantes da cidade.

O engajamento dos alunos é motivo de alegria para o prefeito Carlos Grana (PT). Ele avalia como positivos todos os resultados conquistados até o momento. “É muito bom ver os pequenos envolvidos. Melhor ainda é ver as crianças tomando a frente de uma iniciativa como essa, que visa um futuro melhor para o município. Isso não tem preço.”

Grana também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Diário na divulgação das iniciativas feitas pelos estudantes. “Vale destacar o trabalho do jornal. Vocês mostrarem o que está acontecendo é motivo de orgulho para quem pratica as atividades.”

Sobre a passeata dos alunos da Emeief Professor José Lazzarini Junior, que distribuíram panfletos e homenagearam a cidade pelo seu aniversário, o prefeito afirmou que a ação foi emocionante. “As crianças são o futuro do nosso município. Vê-las unidas por uma causa tão nobre me faz pensar que as próximas gerações não irão cometer os mesmos erros que a nossa. Fico tranquilo em saber que os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais estejam formando cidadãos.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;