Memória Titulo Memória
Voluntários, eles exaltam a Paróquia de Fátima

Ontem, no retorno da Memória, mostramos em foto lideranças...

Ademir Medici
07/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem, no retorno da Memória, mostramos em foto lideranças da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de São Bernardo, que se reuniram sábado com o padre Augusto César. Hoje focalizamos três monitores do curso de Batismo, que é ministrado todo primeiro sábado do mês a pais e padrinhos.

Qual a ideia? Estimular as várias comunidades de Vila Marlene, jardins Hollywood, Copacabana e Três Marias, Conjunto Residencial Rudge Ramos e todos os demais loteamentos da antiga Borda do Campo, hoje bairro Anchieta, a escreverem a história das várias pastorais e serviços locais. E reunir fotografias dos abnegados fiéis que se dedicam à vida paroquial, cuidando de setores importantes como o da Catequese, da Liturgia, da Crisma, da Família e todos os demais.

São os serviços e pastorais da Igreja. Aguardamos fotos como esta dos monitores do Batismo. Fotos que ilustrarão a publicação alusiva do Jubileu de Ouro da paróquia, a se comemorar em outubro.

No livro, uma mensagem para o futuro, com o máximo possível de colaboradores da igreja hoje e nos anos mais antigos, desde o tempo da capela original – desta outra foto, em preto-e-branco, com o padre Mário Balestra, do Jardim do Mar, no interior da capelinha.

Ou seja: organiza-se um documento pensando o passado, o presente, com vistas a uma mensagem coletiva para o futuro.

Diário há 30 anos

Domingo, 6 de abril de 1986 – ano 28, nº 6101

Economia – O Diário iniciava os debates sobre o impacto e as implicações do Plano de Estabilização Econômica, em vigor desde março, governo Sarney.

Em mesa-redonda coordenada pela jornalista Elianete Simões, buscou-se registrar os reflexos sobre o mercado financeiro, os alugueis, o BNH, os salários e o controle de preços.

“Vai ser difícil fazer o pequeno investidor entender que a perda será apenas nominal”, dizia José Martins Filho, gerente da filial São Caetano da Distribuidora de Títulos GM.

“Descontada a inflação, o poupador ganhava apenas meio por cento”, testemunhava Rosimari Cardoso, gerente da agência Santo André do Banco Safra.

Polícia – Região bate recorde com 60 assassinatos em março.

Em 7 de abril de...

1766 – Dom Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Matheus, assume o governo de São Paulo.

1831 – Dom Pedro I repassa o trono do Brasil ao filho Pedro de Alcântara, de apenas 5 anos e 4 meses, embarcando para Portugal. Era a abdicação. Caberia a José Bonifácio cuidar dos filhos de Pedro I e de dona Amélia: Januária, 9 anos, Paula Mariana, 8, Francisca Carolina, 7, e o futuro Pedro II.

1881 – Dr. Florêncio Carlos d’Abreu e Silva toma posse no cargo de presidente da Província de São Paulo.

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Visita de dirigíveis alemães às costas do Nordeste da Inglaterra.’

1976 – Missa homenageia ex-prefeitos e ex-vereadores mortos em Santo André.

Augusto Toldo, de Rudge Ramos, eleito presidente da Liga de Futebol de São Bernardo.

Hoje

- Dia Mundial da Saúde

- Dia Nacional do Jornalista

Santos do Dia

- São João Batista de La Salle (França, 1651 – 7-4-1719). Religioso e educador, ele criou várias escolas gratuitas para os pobres em seu país. O papa Pio XII o proclamou padroeiro universal de todos os educadores.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Ursulina

- Guilherme de Scicli

Municípios Paulistas

Três municípios aniversariam hoje:

- Araçoiaba da Serra. Criado por lei provincial de 7 de abril de 1857.

- Torrinha. Povoado formado no século 19 e elevado a município em 1922, quando se separa de Brotas. É a terra natal do ex-prefeito Tito Costa, de São Bernardo.

- Óleo. Elevado a município em 1917, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;