Setecidades Titulo
Emissão de passaportes na região demora até 40 dias
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
08/03/2007 | 22:38
Compartilhar notícia


Tirar o passaporte no único posto da região, no Shopping ABC, não demora menos do que 40 dias. O prazo dado pela Polícia Federal até o mês passado era de 20 dias, mas depois que a Casa da Moeda começou a atrasar a entrega de papel à Polícia Federal de Brasília, todos os postos do país atrasaram as emissões.

No início da semana, a emissão de passaporte foi interrompida em todo o País por causa de um problema em uma máquina na Casa da Moeda.

Além da máquina quebrada, a transição para um modelo novo do documento contribuiu para o atraso. A Polícia Federal acreditava que poderia realizar a troca neste mês e, por isso, emitiu menos documentos do modelo antigo. Mas a dificuldade de impressão do novo impossibilitou a troca imediata e faltou o documento antigo.

Quinta-feira, a Polícia Federal recebeu um lote de 20 mil carteiras, que serão distribuídas nos Estados a partir de sexta-feira.

O novo passaporte já está sendo emitido em Goiás, no Distrito Federal e no Amazonas. Ele ainda está em fase de implantação em São Paulo. As mudanças foram todas pensadas para reforçar a segurança do documento. Código de barra dimensional, papel com fio de segurança e marca d’água são algumas das 16 modificações. A validade do documento continua a mesma e ninguém será obrigado a trocar o passaporte antigo pelo novo.

No Grande ABC, muita gente antecipava os preparativos para viagem por causa da demora. Quinta-feira, a bióloga Andréia Carmo, 26 anos, estava no posto do Shopping ABC. Ela vai para a Itália no próximo mês e ficou assustada com o tempo de espera. “Vim o mais rápido que pude porque já comprei as passagens e corria o risco de não ter meu passaporte.” (Supervisão de Cláudia Fernandes)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;